terça-feira, agosto 30, 2005

Censura e bom senso - comentando os comentários

Censura e bom senso – comentando os comentários....

Às meninas: infelizmente não é só em Portugal que o sangue vende, pão e circo sempre venderam bem em todo o lado. Eu devo ser um dos poucos gajos que acha mesmo que os gostos se discutem e sobretudo, que se educam.
É do conhecimento geral que os media são hoje um poder influente, ao nível da escola ou talvez ainda mais, e se a escola (bem ou mal) é controlada e o que lá se ensina está (ou deveria estar) de acordo com um projecto nacional, e tem como fim a formação, porque não dar alguma parte desta formação de carácter aos media?
Porque não reorientar o teor das notícias e de alguns programas no sentido mais cívico?

Ao João Dias: ambos sabemos que o leitor desses jornais simplesmente não tem a capacidade de selecção ou racionalização, infelizmente. Tens tu, tenho eu e mais a malta que bloga por ai mas o tuga médio nunca teve a possibilidade de aprender tais coisas. Tal como a guerra é uma coisa demasiadamente importante para ser deixada nas mãos dos militares, a informação também é demasiadamente séria para ser encarada como mera «guerra» de audiências e deixada nas mãos dos Josés Eduardos Monizes deste mundo.

Ao Pinto Ribeiro: A vertigem da censura é perigosa, claro, mas se o preço da inacção for a derrota da democracia acho que vale a pena intervir. Eu sou por princípio contra a censura, posso parecer contraditório mas não advogo a censura por dá cá aquela palha.
Não posso deixar de aplaudir a censura feita no Reino Unido às imagens dos atentados, e qualquer pessoa de bom senso (acho) concorda que para dar notícia de uma bomba não é preciso andar a filmar bocados de corpos espalhados pelas ruas. Este é um caso nítido de censura que eu aplaudo de pé.

Ao Bastonadas: «A censura é o bom senso imposto» 100% de acordo, mas o que fazer quando o «freguês» não o tem? Não sei se estou disposto a deixar afundar um país porque os «fregueses» não têm juízo.

Quem não tem educação (ou bom senso, chamem-lhe o que quiserem) raramente o assume ou sequer dá por isso. Todos os ditadores o sabem de cor e salteado. Vão ao Portugal profundo perguntar aos tugas se preferem assumir a responsabilidade de seu voto ou se preferem que um qualquer Salazar tome conta deles e os proteja, se calhar tínhamos todos uma grande surpresa ao ouvirmos as respostas….
Não se pode dar ao povo o que o povo quer da mesma maneira que não o fazemos em relação a uma criança, e pela mesma razão : o povo não tem o discernimento necessário para tomar tais decisões que põem em causa o futuro da nação (embora lá de vez em quando haja umas surpresas como no recente caso dos referendos).
Por isso defendo a censura, por isso considero que há notícias que não devem ir para o ar, por isso defendo que a informação deve ser dada a quem a compreende e sabe lidar com ela e não a todos.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Censura e bom senso

No tempo do Salazar, (esperem, não me comecem a bater já) havia censura, ou melhor censuras, a politica (má) e a comportamental (que eu acho boa).
A censura comportamental (se calhar até tem outro nome que me escapa) impedia que o tablóidismo existisse, mortes, assaltos e desgraças não tinham espaço nos jornais. Também havia violadores, já se levava no rabo no parque Eduardo 7º, também havia (ó se havia…) violência doméstica e a maior parte das coisas que hoje entopem os telejornais. Mas também havia um sentimento nacional de protecção aos mais fracos e impressionáveis, os idosos e os pobres de espírito. Esta censura, a que eu chamo bom senso era talvez a maior razão para o sentimento (talvez falso) de segurança que os portugueses sentiam. Contam-me os mais antigos que havia muitos suicídios no viaduto Duarte Pacheco mas que não eram noticiados, contaram-me também que a seguir à revolução passaram a ser noticiados e aumentaram exponencialmente, um gajo atirava-se lá de cima e se saia no jornal, no dia seguinte lá estavam mais um ou dois que tinham achado uma boa ideia morrerem ali.
Tenho uma avó velhota que vive aterrorizada com a insegurança. Qual insegurança pergunto-lhe eu e ela que lê os correios da manhã e os 24 horas logo me mostra. Ela é uma pessoa muito simples que não sabe que um crime em Beja e um assalto em Viana do Castelo não fazem uma vaga de crimes. Até aqui nos açores que é um dos sítios mais pacholas de Portugal existe esse sentimento de insegurança (inteiramente injustificado)
Pergunto-me se nestes casos não se deveria por um termo a esta imprensa tablóide em nome da segurança e do bem-estar dos mais impressionáveis e devolver o sentimento de segurança ao povo? Sendo os portugueses por natureza dados ao fatalismo, não seria melhor censurar os jornais? Afinal fazemos censura (e bem) aos nossos filhos, aos nossos alunos, na nossa vida profissional e até a nós próprios, porque não a fazer em nome do país (ia escrever pátria mas ainda me chamavam faxista)
Qual é a linha que separa a censura do bom senso?

sábado, agosto 27, 2005

NÃO SE PREOKUPEM KE JÁ SAÍ.

agradeço o favor de retirarem o meu nome dos colaboradores. fico n' OCAVACO onde a democracia não tem açaimes de um só tipo e os princípios éticos vão valer alguma coisa. pelos menos vai-se tentar...

Declaração

Manifestações de racismo, xenofobia, apelos à violência, discriminações em função da orientação política, moral, sexual ou religiosa de quem quer que seja, colidem com a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Quem viveu metade da sua vida durante a ditadura fascista não suporta cabeças mais ou menos rapadas, com ausência de massa encefálica, a conspurcarem o espaço virtual em que me movimento.

Qualquer apelo à violência, insulto à cor da pele, manifestação fascista ou ameaça física ou psicológica são intoleráveis.

Esta é uma condição sine qua non para eu continuar a frequentar este blog.

Aprecio o humor do Pinto Ribeiro e simpatizo com o seu espírito iconoclasta mas não aceito que proteja o lixo humano que se acoberta sob a sigla «PNR» nem que desagúe no «Porko Latino» transformando-o em sarjeta.

sexta-feira, agosto 26, 2005

NÃO PRESTA, MAS É O QUE TENHO

PORTUGAL é pobre, vai ser cada vez mais pobre, não interessa a ninguém, está cheio de hipócritas, as cidades são feias, os campos enchem-se de eucaliptos que ardem que nem piras funerárias, o litoral está ase destruido pela voragem do mar e mais ainda dos patos bravos, etc, etc, etc.


Mas calha que é o único país que tenho, e calha também que mesmo assim gosto dele. E tenciono viver aqui o melhor possível.

A PEDIDO DE VÁRIAS FAMILIAS OU SEJA DO PINTO RIBEIRO...

http://bastonadasnacionais.blogspot.com/2005/08/uma-causa-apoiar.html
A pedido do nosso porko pinto ribeiro linko este post do blog bastonadas nacionais. Sobre homossexualidade, adopção de ciranças e o pnr-partido nacional renovador- um grupelho partidário de extrema direita, que tem pretensões e ambições a fazer sombra em termos de campanha eleitoral e mensagem publicitária ao bloco de esquerda.
Pessoalmente acho que, quer o pinto ribeiro, quer o bastonadas nacionais fazem mal em sponsorizar o "pnr", mesmo que a causa "não sermos a favor da adopção por homossexuais seja válida".
Na minha opinião(vale o que vale), não acredito, nem sequer por um microsegundo que o "pnr" esteja minímamente interessado acerca deste assunto; é antes uma manobra táctica para levar atrás, quem também está contra a legalização da adopção ou quem é contra a pedofilia(no link, existe um cartaz totalmente demagógico onde se percebe melhor o que eu digo...).
Pior, mistura-se pedofilia com adopção fazendo crer que é tudo a mesma coisa quando não é.
È, ainda o que eu mais detesto é a táctica de instilar medos irracionais nas pessoas tipica daquele cartaz e da mensagem pnr.
A vida já é suficientemente dificil e apresenta demasiados e diferentes perigos para que um pseudo partido de pseudo pessoas venha ainda mais contribuir para o aumento do irracional e do medo.
Mas percebe-se porquê: havendo medo, haverá mais predisposição psicológica a aderir às pseudo ideias revolucionárias e pseudo justas do pnr.
No fundo não divergem nos metódos dquilo que faz a igreja católica - que aparece em situações de sofrimento de pessoas (hospitais, por exemplo) para arregimentar prosélitos.
Ou seja, metódos totalitários. O sitio de onde partem é sempre o mesmo. O sitio onde tentam chegar é sempre o mesmo.

quinta-feira, agosto 25, 2005

CULINÁRIA ESPECIAL ...COZINHADA AQUI NO PORKO.

RECEITA DE CULINÁRIA GASTRONÓMICA

Receita da região Douro Litoral
Ingredientes:
1 pedaço de lombo de vitela com cerca de 1,3 kg
4 colheres (sopa) de azeite
sal
pimenta
750 g de ossos de vitela com tutano
1 chávena de vinho branco
1 kg de batatas novas das mais pequenas

Preparação:
Num tacho de barro com tampa que vede bem, aqueça o azeite. Doure a carne e tempere com sal e pimenta. Junte os ossos de vitela e as cebolas peladas e cortadas em meias-luas. Regue com o vinho, tape o tacho e cozinhe em lume brando, sem destapar durante cerca de uma hora. Deixe a carne arrefecer um pouco e corte-a às fatias grossas. Sirva com batatas novas fritas em azeite e depois temperadas com sal e pimenta.Sirva o molho à parte.
RECEITA DE CULINÁRIA POLÍTICA.
Receita da região belém-Nafarros-boliqueime-coimbra-alentejo-lisboa.
Ingredientes Políticos:
Um pedaço de mário soares;
Um pedaço de cavaco silva;
Um pedaço (opcional) de manuel alegre - apenas aconselhado para quem quer emoções fortes e lágrima no canto do olho.
Um pedaço de jerónimo de sousa (apenas colocado para dar sabor e disfarçar o gosto do cavaco -retira-se no fim da preparação).
Um ingrediente desconhecido ainda a combinar com o cozinheiro do bloco de esquerda - o chefe louça.
Vinho branco, chocolates, bolo rei (apenas colocado no ingrediente cavaco).
Sal, Pimenta e Azeite em quantidades industriais.
Um Marcelo Rebelo de Sousa a dar palpites, quase sempre todos eles errados.
Um intelectual reciclado; um Pacheco Pereira serve muito bem.
Um Jorge Sampaio que apenas está na cozinha para atrapalhar mas que dá outro gozo, depois do cozinhado feito - percebemos quão mau era como ingrediente.
Um alberto joão jardim ( é um ingrediente estragado, mas só percebemos isso quando vamos colocá-lo na panela).
UM GRANDE (MESMO MUITO GRANDE) pedaço de bloco central.
Dois jornais de referência:o expresso e o público.
Preparação:
Num tacho com tampa que salte bem e depressa, aqueça o azeite até ao ponto de ebulição.Retire uma parte do azeite aquecido e vá até ao castelo medieval mais próximo e das muralhas atire cá para baixo.Se estiverem políticos a passar em campanha eleitoral, tanto melhor...
O restante fica na panela.
Doure os pedaços de soares, cavaco, alegre, jerónimo e ingrediente desconhecido ao ponto em que eles lhe parecem fantásticos, geniais e absolutamente brilhantes. Aqui, consoante o ambiente político, deve deitar mais ou menos pimenta e sal.
Normalmente só umas microgramas chegam para apimentar o ambiente. Os pedaços de soares e cavaco, especialmente estes, já vem com muito sal e pimenta.O jerónimo costuma vir rançoso(problemas de embalagem).
Junte os restos de jerónimo, alegre e ingrediente desconhecido, caso se justifique.
Para dar um sabor a frutos secos junte um pouco de Marcelo.
Junte o vinho e os chocolates em todos os ingredientes, excepto no ingrediente cavaco; neste, com muito cuidado, insira o bolo-rei.
Cozinhe em lume brando, e tenha um extintor à mão para apagar os muitos fogos, insinuações, insultos, falsidades que irão surgir ...
Cozinhe a sério durante os ultimos 15 dias de campanha eleitoral, nos dois meses anteriores apenas ponha na panela em agua morna.
Depois de cozer tudo verifique qual o ingrediente que está mais crescido: se o cavaco, se o soares(normalmente são estes que crescem mais).
Misture depois de crescidos e viçosos, com alguns pedaços de bloco central, arengas de marcelo rebelo de sousa(muito úteis nesta fase), bem como as evidências de pacheco pereira.
Aclimatize em segurança com os jornais de referencia, expresso e publico (pelo menos estes).
Desvie-se de jorge sampaio e esqueça-se que ele andou pela cozinha só a atrapalhar dizendo banalidades e fazendo apelos à calma e a serenidade.
Leve até a mesa portugal e delicie-se com este prato requintado e cheio de glamour.
Se não gostar pode ter outras opções:
Suicidio flambeé.
ou
Bolo do emigrante (apenas possível de adquirir no estrangeiro presencialmente).
BOM APETITE.

Coimbra a arder


Palavras do Presidente da Câmara, umas semanas antes, viajando num carro de bombeiros, em missão de propaganda:

«Dizer que a prevenção é a mais importante das questões relativas às calamidades que são os incêndios é um lugar comum. Fundamental é levar a prevenção à prática». (Carlos Encarnação)

O ÚLTIMO GRITO DA MODA

Agora a nova moda entre os fazedores de opiniões que nos vão vendendo o pensamento mainstream é dizer que aqueles que atacam o pensamento mainstream são como os nazis, ou então que são mesmo nazis.

Vejam neste sentido o arigo da palmira Silva no Diário Ateísta.

Enquanto isso, os verdaeiros nazis, que andam por aí, riem-se.

NOT IN MY BACKYARD

Vinte anos depois de Chernobyl, e com o petróleo a atingir hoje os 68 USD/barril, a energia nuclear volta a estar na moda. E, como toda a gente sabe, Portugal é uma nação que gosta de estar na moda: vai daí, os sectores mais dinâmicos da nossa sociedade benfazeja estão a mobilizar-se para Colocar Portugal no mapa da Agência Internacional para a Energia Atómica.
Estou a falar, claro, da classe dos grandes empresários, gente da craveira de um Van Zeller, de um Belmiro de Azevedo, de um Patick Monteiro de Barros, de um Pedro Ferraz da Costa, da família espirito Santo, enfim, pessoas dotadas de uma visão empresarial fora de série, que fizeram de Portugal um autêntico tigre latino, pessoas a quem todos nós devemos a prosperidade que goza actualmente a nossa bela pátria à beira-mar plantada.
O Porcolatino também quer estar na moda!
Por essa razão, decidimos associar-nos a este audaz empreendimento, lançando entre os nossos leitores o debate sobre a localização desse ícone nacional que será a nossa central nuclear.
Como toda a gente sabe, o nuclear é seguríssimo, é uma energia limpa, com os resíduos podem fazer-se bombas para lançar nos Balcãs ou noutro sítio qualquer, e nada, nem sequer a arquitetura de Frank Gerry iguala a estética imponente de uma central nuclear.
Por isso, e porque a energia nuclear vai ser fundamental para por a funcionar as centrais de dessalinização de água do mar que irão regar os nossos greens, o Porcolatino sugere três localizações alternativas:
  1. Quinta da Marinha;
  2. Quinta do Perú;
  3. Quinta do Lago.

Está aberta a votação!

Aceitamos também mais propostas para outra possíveis localizações.

O QUE É A IDENTIDADE PORTUGUESA?

Em resposta ao desafio do Pinto Ribeiro no cavaco:

A identidade portuguesa é aquilo que os emigrantes acharem que é a identidade portuguesa. Na verdade só os emigrante sportugueses é que sabem mesmo o que é isso de ser português.

A prova?

Foram-se embora, não foram?

BOAS E MÁS NOTÍCIAS PARA PORTUGAL

  1. Em 5 anos, 1 milhão de hectares de área ardida...
  2. Em 5 anos, portugal viu o número de explorações agrícolas reduzir-se em 1/5...
  3. Já vamos no 3º ano de seca...
  4. No Sul de Portugal estãoa morrer de fome e de sede 120 cabeças de gado por dia...
  5. Na costa vicentina, vários projectos de construção de empreendimentos turísticos de segunda habitação com campo de golfe acoplado receberam já a aprovação do ministro do Ambiente, e já só falta a aprovação do ministro da Economia...
  6. Alguém se esqueceu de construir os canais de irrrigação que deveriam levar as águas do Alquva para os campor agrícolas... e enquanto os espanhois utilizam livremente a água da albufeira que fica do lado espanhol, os portugueses estão proibidos de utilizar a mesma água para dar de beber ao gado...
  7. Em Torres Novas, está a ser construido uma aldeia com 700 casas para funcionar como residência assistida aos velhinhos do norte da Europa, ao estilo das gated communities da flórida...
  8. O nosso Primeiro já voltou de férias e ontem foi visitar uma fábrica onde falou da sua aposta na inovação, é no inovar que está o futuro, ao que parece...
  9. Portugal não consegue cumprir as metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto em relação à emissão de CO2 e por este caminho, em 2010 vai começar a ter de pagar multas por excesso de emissões ( e o CO2 produzido nos incêndios não entra nas contas... se entrasse...)
  10. Os empresários portugueses querem construir uma central nuclear em Portugal...

Tudo isto são boas notícias. Ou más. É uma questão de perspectiva. Ou de interesse.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO PORKOLATINO

Apresentamos em rigoroso exclusivo:
O conselho de administração do blog porko latino disfarçado de uma familia de galinaceos, para não ser reconhecido.
Após exaustiva decomposição das imagens julgamos poder dizer que o 2º do lado direito da imagem, na fila maior apresenta todas as caractrísticas suaves e doces que nós reconhecemos em pinto ribeiro, bem como o seu apreciável sentido de moderação e equidistancia.Como se vê pelo facíes...
Na segunda fila o 5º a contar do lado esquerdo parece-se vagamente com pedro silva em acto de reflexão e aparentando dor de estomago antes de publicar mais um post idiota.
Julgamos também vislumbrar no 3º ovíparo do lado direito, ao lado de palmira silva(a galinha no centro da imagem), satanucho em extase, de pescoço esticado ao som da música, após ouvir com os seus fones (escondidos entre as penas) os nine inch nails.
Finalmente o primeiro da primeira fila a contar do lado esquerdo parece ser cãorafeiro,vestindo gucci, abaixado e preparando-se para uma pose de ataque canino verbal..
O galo e a galinha no centro são Palmira silva, vestida com dior e invectivando os restantes, dizendo-lhes que já não sabe sequer porque é que se meteu nisto e, se soubesse o que sabe hoje nunca tinha tido a ideia e Carlos esperança, o mestre galo, com uma pose firme e directa indiciando a sua necessidade de se envolver em combate social...
Os restantes são a vasta equipa de colaboradores:cozinheiros, costureiros, treinadores pessoais, contabilistas...sim, porque isto é uma vasta equipa, que faz parte de um projecto, que tem um objectivo e anseia por um resultado.
Só não se sabe é qual.

EM DEFESA DO PASTEL DE NATA!

o alerta foi lançado pelo anarca constipado. o pastelinho de belém está em vias de extinção. mais uma vez OS GRANDES PROBLEMAS NACIONAIS são esquecidos. MOBILIZEM-SE. NÃO ANDEM DISTRAÍDOS!
www.kropotkine.blogspot.com

RESPOSTA A FATIMA BONIFÁCIO.

NEM CAVACO NEM SOARES. NEM A JERÓNIMA NEM O ALEGRE.
A SENHORA D. QUITÉRIA BARBUDA À PRESIDÊNCIA!
www.riapa.pt.to

QUEM O FAZ MELHOR?

as tugas ou as outras? ISTO NÃO É MAS PODE SER OUTRO PENSAMENTO SEXUAL DO DIA...recolhem-se opiniões e pareceres.

PENSAMENTO SEXUAL DO DIA

A mulher é como o porko. Aproveita-se tudo.
Autor:homem.

quarta-feira, agosto 24, 2005

B16 e o marketing...

Bento 16 ,o papa, pediu hoje solidariedade para com as vitimas dos incêndios e das cheias na Europa.
PRONTO.
Vamos todos para casa; amanhâ já não há incêndios nem inundações. O homem falou, e os incêndios e as inundações já eram... simples,não?

14 MILHÕES DE BLOGS-RELOAD

14 milhões de blogs existem neste momento.
Um blog porkolatino existe neste momento.
É oficial. Começou o fim da blogosfera tal como a conhecemos.

14 MILHÕES

É o número de blogs que existem neste momento.

QUEM ANDA BEM INFORMADO TEM MAIS SUCESSO NA VIDA

Foi há cerca de um ano. Maria João Avillez deu uma entrevista à revista Caras na sua casa de Verão na região Oeste, perto de Caldas da Raínha.
Eu, às vezes, quando estou na bicha da caixa do supermercado, gosto de ir folheando a revista caras: Não compro, mas leio, foi um hábito que adquiri quando trabalhava como recepcionista numa empresa de outsourcing de Recursos Humanos: na altura, ler a revista caras era fundamental para me integrar no ambiente do escritório. isso e ver a Quinta das celebridades, caso contrário, em poucos segundos esgotava os temas de conversa com as contabilistas e restante fauna que lá trabalhava. Foi-se o emprego, ficou-me o hábito.
Mas voltemos ao que interessa...
Lembro-me bem das fotos (na Caras, o que interessa são as fotos). Via-se a Tia no jardim, depois a tia já com outra toillette na sala de estar, viam-se as pratas, oa móveis antigos, os quadros, a decoração aprimorada... entretanto chegou a minha vez de pagar e já não vi mais nada.
Pouco tempo depois, as pessoas das vizinhanças viram sair da dita casa de férias um camião de mudanças. Levaram tudo. Os moveis antigos, as pratas, os quadros, tudo.
CONCLUSÃO:
Em Portugal, os gatunos também lêm revistas cor-de-rosa.

UM HOMEM E O SEU DESTINO.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES!

PARA PORKA DA SEMANA!

Simpáticos leitores, aceitam-se sugestões!

DEDICADO AO PINTO RIBEIRO E A ECONOMIA NACIONAL DOS AVIÁRIOS


Devido a um encarecido pedido do pinto ribeiro e querendo misoginizar este blog e alargar o ambito do mau gosto e sexismo em portugal decidi fazer concorrência a camionistas e barbeiros com os seus coloridos calendários e inseri esta singela imagem de duas jovens e inocentes moçoilas preparando-se para estudarem heidegger junto á piscina.
Por baixo como se pode ver está um calendário indicando os dias de estudo. Esperando assim contribuir para afastar a angst pintista na suas formas mais negras, bem como para o alargamento da alarvidade de uma forma geral, assim contribuindo,também para a derrocada colorida total do diario ateista...
subscrevo-me atentamente
um vosso servidor
pedro silva

POIS É, POIS É...

JEROOOOOOOOOOOÓONIMO...


Aqui há um ano atrás, mais ou menos, os responsáveis do pcp disseram que poderiam apresentar como candidato um mulher ás presidenciais.
Apresentaram Jerónimo de sousa.
Aqui há 3 semanas atrás Marcelo Rebelo de Sousa na sua pastilha dominical teve uma premonição : seria carlos carvalhas o candidato do pcp.
Apresentou-se para o combate jerónimo de sousa.
O primeiro transsexual de origem comunista,que usa tenalady, direi eu, venenoso.
Vou, também, ter uma premonição, já que também tenho direito: o candidato bailarino transsexual jerónimo de sousa vai a votos apenas para distribuir berloitadas no candidato cavaco silva.
Pelo meio, para disfarçar, também se dão umas alfinetadas em mário soares aka o geronte. Acha-se, no pcp que é cavaco o candidato da direita.´Já estou como o pinto ribeiro(suprema heresia) : "esquerda ;direita ; mas o que é isso?
O pcp ainda não percebeu que, provavelmente e quase de certeza, o seu maior adversário HOJE, é o "neo liberal qualquer coisa" que faz safaris no quénia chamado josé socrátes?
Logo, porquê a fixação em cavaco?
É simples; na cabeça do eleitorado do pcp, cavaco tem o rotulo colado na testa de ser de "direita" enquanto que socrátes tem o rotulo de ser de "esquerda".
Na prática do dia a dia , e em termos comparativos (é a minha opinião, vale o que vale e eu nem gosto de cavaco) cavaco terá sido mais de esquerda do que no futuro socrátes alguma vez será.
De qualquer forma registo a coragem do pcp de apresentar um candidato transsexual e bailarino e que já foi mineiro.
A indústria metalomecanica e minas, bem como a sexualidade alternativa e as artes de palco estão assim representadas.
É, sem dúvida alguma, um piscar de olhos ao eleitorado do bloco de esquerda...

KAMBADA DE ASSASSINOS....

SÓ VISTO! ÁS ARMAS ÁS ARMAS! EXISTE NA BLOGOSFERA UM BLOGUE QUE NOS QUER ELIMINAR!
WWW.ALLPIGSMUSTDIE.BLOGSPOT.COM
ULTRJANTE. TODOS À CAIXA DE COMENTÁRIOS DELES. SPAM PRA LÁ. PEDRO: ARMAS DE DESTRUIÇÃO. QUEREM LÁ VER? MALANDRAGEM...

MAIS UM! VALHA-NOS SANTA KIKA.

O SENHOR PROFESSOR JOAQUIM JORGE, hoje em longa coluna no jornal PUBLICO, insiste em que quer EDUCAR. senhor professor. FAÇA O QUE LHE COMPETE. ENSINE. A TAL PALAVRA QUASE SEMPRE AUSENTE NOS BITAITES DAQUELA CORPORAÇÃO. A EDUCAÇÃO COMPETE AOS PAIS. por mim, dispenso que use o NOSSO tempo a educar a minha filha. mas gostava que você fizesse, com os seus colegas, aquilo para que lhe pago: ENSINE. será possível?

TERÁ SIDO O CANDIDATO PEDÓFILO? SERIA MENOR A PIQUENA? OU MAIOR?

ver um comentário da RIAPA n' OCAVACO.BLOGSPOT.COM

O ESCARRO DO PORCO

é o www.ocavaco.blogspot.com.
...a não esquecer...

MAIS ANTIAMERICANISMO!

The Ahlul Bayt DILP acaba de lançar " AN INTRODUCTION TO THE GLORIUS QUR'AN ".

MAIS ANTIAMERICANISMO.

MAIS DO IMPÉRIO DO MAL, DO GRANDE SATÃ! esqueçam o preto ke queria ser branco. O PATO DONALD, esse ícone, essa vaca sagrada da terra dos hamburgers, da coca-cola, do bush e de muitas outras nojices, É PEDÓFILO.
ver WWW.RIAPA.PT.TO

PRÓS DO CONTRA:

MORTE Á AMÉRICA! MORTE AO GRANDE SATÃ! ALLAHuAKBAR! VIVA O PORKO. VIVA A UDINENSE! E BOM DIA PARA TODA A GENTE...

terça-feira, agosto 23, 2005

O ANTI AMERICANISMO...NO BLOG PORKOLATINO.

"
I summon my blue-eyed slaves anytime it pleases me. I command the Americans to send me their bravest soldiers to die for me. Anytime I clap my hands a stupid genie called the American ambassador appears to do my bidding. When the Americans die in my service their bodies are frozen in metal boxes by the US Embassy and American airplanes carry them away, as if they never existed. Truly, America is my favorite slave."

King Fahd Bin Abdul-Aziz, Jeddeh 1993

Tradução minha:

Eu convoco os meus escravos de olhos azuis em qualquer altura que isso me agrade.
Eu ordeno aos americanos que me enviem os mais bravos dos seus soldados para morrerem por mim. Cada vez que eu bato palmas um génio estúpido chamado embaixador americano aparece para que eu lhe apresente as minhas exigências. Quando os americanos morrem ao meu serviço, os seus corpos são congelados em caixas de metal pela embaixada americana e os aviões americanos levam-nos daqui para fora, como se eles nunca tivessem existido.
É verdade, a américa é o meu escravo favorito.

REI Fahd Bin Abdul Aziz - Jedda 1993

  • Espero que os anónimos que falam de anti americanismo, neste blog consigam explicar isto ; ou seja, consigam explicar porque é que o país da liberdade e da tarte de maça afrodísiaca sustenta e engole uma coisa como a arábia saudita.
  • Questões religiosas aparte não se acha estranho que um rei de um país diga isto em público acerca de um outro país?

O senhor que está no centro desta fotografia era ministro da defesa até 20 de fevereiro de 2005.
Com a suprema vaidade que o caracteriza e para fazer um jeito aos seus amigos norte americanos decidiu , adquirir dois submarinos( a um consórcio europeu) e diverso outro equipamento ( aos americanos ) para as forças armadas.
Às críticas respondia: os submersíveis iriam ajudar a combater o trafico de droga.(e o trafico de borboletas e de ornitorrincos , também...)
Equipamento para combater fogos: ZERO ,NADA,NIENTE...
DEVERIA SER A VIRGEM SANTISSÍMA A PROTEGER-NOS...COM TODA A CERTEZA.
Hoje chegaram a portugal três helibombardeiros vindos da alemanha para ajudar a combater os fogos (os reais e os verbais, embora os verbais sejam da responsabilidade do pinto ribeiro...e os helibombardeiros não cheguem para tanto...).
Antes já outras aeronaves tinham chegado de espanha ,frança e itália...
DE FACTO A COMPETÊNCIA É ÚTIL A PORTUGAL.
Resta ainda perguntar quantos helibombardeiros é que os "nossos bons amigos americanos " nos enviaram. Ou terão enviado só palmadas nas costas e a sua simpatia profunda, conjuntamente com um novo pedido de envio de mais tropas portuguesas para o Iraque?

HOJE É O DIA DA MEMÓRIA DA ESCRAVATURA

A ONU escolheu o dia de hoje para prestar homenagem às vítimas da escravatura.
De facto, é preciso não esquecer essa grande tragédia para a humanidade que foi a escravatura.
Lembro-me de como o tema escravatura era ensinado quando andava na escola. Tinhamos de aprender o que era o comércio triangular. Quem não se lembra do comércio triangiular? De Africa iam escravos para a América, da América vinham matérias primas para a Europa, e a europa exportava bens manufacturados. A Europa também ficava com as mais valias deste lucrativo comércio. Mas essa parte ninguém nos dizia.Foi esta a divisão internacional do trabalho que prevaleceu até ao século XIX. Mas também não vi isto escrito nos manuais de História. Os índios, vinha nos livros, eram muito fracos para trabalhar, adoeciam facilmente, daí a necessidade de recorrer à importação de escravos. Disto tudo se falava como se não se estivesse a falar de pessoas, mas apenas de mercadorias. Sem qualquer espírito crítico.
Poderão dizer-me que uma época histórica não deve ser julgada pelos padrões de outra. Já ouvi isto muitas vezes. Ainda há dias voltei a ouvir o HenrY kissinger a justificar o seu envolvimento no golpe militar que derrubou Salvador Allende e o seu apoio ao regime de Pinochet exactamente com este argumento.
Acontece que esta argumento não é de maneira nenhuma um argumento válido, por uma simples razão. É que mesmo na altura, houve vozes que se levantaram contra a escravatura, tal como em relação ao extermínio dos índios. A tal minoria de que eu já aqui falei várias vezes. Por isso, talvez não fosse uma má ideia ensinarmos às criancinhas que o passado não foi glorioso, que as injustiças já vêm de longe, mas também que sempre existiram pessoas que lutaram contra elas (ingenuidade minha, ensinar as criancinhas, onde é que eu tenho a cabeça?).
Mas, mais do que lembrar o passado, o que importa é que ponhamos os olhos no que se está a passar actualmente no Mundo.
A escravatura nao existe legalmente em país nenhum do Mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos proíbe a escravatura. As legislações nacionais proibem a escravatura. no entanto, a escravatura continua a existir e afecta pelo menos 30 milhões de pessoas. E não estou sequer a incluir nete número o trabalho infantil.
A escravatura continua a existir, sob diversas formas, desde a prostituição forçada e o tráfico de mulheres e crianças, ao trabalho para pagamento de dívidas, ao trabalho forçado, ao trabalho prestado por pessoas que são mantidas cativas.
É uma situação infame, que deveria envergonhar-nos a todos . São conhecidos os casos de portugueses a viver nesta situação, principalmente em Espanha, trabalhadores rurais na apanha da fruta. Também ninguém ignora a que as máfias do tráfico de seres humanos operam em Portugal com uma impunidade quase completa. Alguns de vós tavez estejam a empregar mão de obra escrava, por exeplo as mulheres a dias de leste que têm de pagar a dívida ao traficante que as trouxe. Já para não falar dessa chaga que é a prostituição forçada.
A escravatura moderna deveria envergonhar-nos a todos, e deveria ser combatida activamente.
No entanto, o negócio prospera! PORQUÊ? Porque tal como no passado, é algo que se insere na divisão internacional do trabalho, é mão de obra cujo produto do seu trabalho entra no mercado, gera dividendos, gera riqueza. É assim, não devemos adoçar a pílula. A contribuição anual do trabalho escravo para a economia mundial está avaliada em 13 mil milhões de dólares USA.
Não acreditam? Investiguem.

SOMOS NOTÍCIA NO ESTRANGEIRO. QUE BOM!!!

PORTUGAL CONTINUA A ARDER

O QUE SERIA DE PORTUGAL SE NÃO EXISTISSE A FAMÍLIA MELLO PARA NOS TRATAR DA SAÚDE?

Madalena, 61 anos,foi fazer uma ecografia ao coração. O médico reclamou que não encontrava o coração. " Se calhar não tenho, doutor!", disse perante a irritação do doutor. Não tinha mesmo. Pelo menos era o que dizia o relatório que entregou ao cardiologista uns tempos depois. "Coração não visível".
Luís, 59 anos, descobre que sofre de cancro da próstata em fase avançada. Acidentalmente descobre também que os exames que tinha feito dois anos antes e que, dado o estado da sua doença, deveriam ter detectado o tumor, pois, tinha havido uma troca de exames. A data de nascimento não coincidia.
Francisco, 43 anos, fez uma colonoscopia. Dias depois, as dores eram cada vez mais intensas. Voltou ao hospital onde tinha feito o exame. mandaram-no para casa com analgésicos e antibiótico. Dois dias depois, voltou novamente. O hospital chamou uma ambulância do INEM e mandou-o para o Hospital de São José. Diagnóstico: colon perfurado durante o exame. Dois anos e meio e três cirurgias depois, Francisco só agora é dado como recuperado.
Estes três casos não são um produto da minha imaginação, estas pessoas existem mesmo, nem os nomes foram alterados.
Não se conhecem, nem sequer de ouvir falar.
O que têm em comum estas três pessoas?
Recorreram aos cuidados médicos do Hospital CUF, em Lisboa.

MANDEM OS CHINESES APAGAR OS FOGOS!

É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!

Endividamento da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA agravou-se SÓ este ano 49.6%.

ARDE O PAÍS, ARDE O GOVERNO, OU ARDEM OS DOIS?...

e nós, no meio deste descalabro?...

Táctica para Portugal

Não sei se é verdade ou não ... mas que é uma história espirituosamente portuguesa, é sem dúvida!História passada na zona de Lisboa.

"! Táctica para Portugal !"

Há dias, quando me ia deitar, notei que havia pessoas dentro da minha garagem, a roubar coisas. Liguei para a polícia, mas disseram-me que não havia ninguém por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.

Desliguei. Um minuto depois liguei de novo:--- Olá - disse eu - Eu liguei há bocado porque estavam pessoas na minha garagem. Já não é preciso virem depressa, porque eu matei-os.

Passados alguns minutos, estavam meia dúzia de carros da polícia na área, uma ambulância e uma unidade do INEM. Apanharam os ladrões em flagrante.

Um dos polícias disse:--- Pensei que tivesse dito que os tinha morto!

Ao que eu respondi:--- Pensei que me tivesse dito que não havia ninguém disponível.

segunda-feira, agosto 22, 2005

SOCRÁTES ,O DESORIENTADO DA ESQUERDA MODERNA.

Socrátes fala na televisão sobre o que irá ser feito para compensar quem sofreu com os fogos. A pseudo imprensa de referencia que o segue acotovela-se como vacas num estábulo.
Diz esta bojarda extraordinária: " os incendios deste ano são piores do que foram os incendios de 2003. Mas ainda não se chegou aos numeros de arêa queimada de 2003".
Como se uma coisa justificasse outra.
Tudo isto a propósito de se obter a contabilização de um numero suficientemente elevado de prejuizos que justificasse pedir a bruxelas um auxilio extraordinário para portugal.
A esquerda moderna(de que eu não gosto) é assim: compara-se com o pior(para parecer melhor) e não tenta fazer o óptimo nem o bom. Apenas diz que foi menos má que os outros.
Como se isso nos consolasse.

MARCELO REBELO DE SOUSA - O TRETAS...

Ouço marcelo rebelo de sousa(MRS) no canal 1(Que desperdicio de tempo, dirão voçês...os 27 fiéis que ainda resistem a este blog...com esforço e pundonor...).
MRS, com a sua habitual demagogia e tretismo, como filosofia de ponta, esclarece-nos a todos nós, ilustres mentecaptos de nacionalidade portuguesa da verdade suprema e universal: que "o soares de agora, já não é o mesmo de à 20 anos".
Supõe-se que cavaco silva está identico e igual ao que era à 20 anos atrás, acrescento eu, venenosamente.
O tempo parou, mas só para algumas pessoas, explica-nos o doce professor...
Confirma-se è, é verdade: a criogenia (congelar pessoas) existe e cavaco é o seu beneficiário e o seu Deus . MRS é o seu apostólo terreno e televisivo...
Só não existe a criogenia definitiva que, de forma permanente, congele MRS para que este não diga parvoices enviezadas e nos aborreça com as suas verdades de polichinelo.
VALHA-NOS SANTA KIKA...
ADENDA RETIRADA DO BLOG WWW.JUMENTO.BLOGDRIVE.COM - PEÇO DESCULPA AOS MEUS COMPANHEIROS DE BLOG POR VOLTAR AO ASSUNTO MAS IMPÕE-SE. NÃO SOU O ÚNICO A ACHAR ISTO...
""""
SACANICE
O argumento repetido por Marcelo Rebelo de Sousa de que a idade resulta na perda de qualidades intelectuais é um argumento sacana, que levado ao extremo obrigaria a que qualquer candidato apresentasse um atestado médico garantindo que manter-se-ia vivo e no uso pleno das suas faculdades durante todo o mandato. Já quanto às dúvidas de Marcelo quanto à capacidade física para fazer uma campanha já estamos no domínio da idiotice, até porque foi Cavaco que todos os portugueses viram desmaiar numa cerimónia oficial; além disso, Soares não será parvo ao ponto de se armar em Mao, como Marcelo fez há uns anos atrás, e ir dar um mergulho no Tejo. Enfim, do cimo da sua inteligência Marcelo revela uma grande dificuldade em encontrar argumentos credíveis para apoiar Cavaco.""""

A santa Kika



Para satisfação de muitos devotos, aqui fica o templo que lhe foi erguido.

(Foto retirada do blog «A Santa Kika)

AS RANGING GRANNIES



No Arizona, EUA, oito simpáticas avozinhas enfrentam a fúria da Justiça, depois de, no dia 13 de Julho, se terem dirigido pacificamente a um centroi de recrutamento do exército norte-americano, a fim de se alistarem para servir a pária no distante Iraque.

O exército acusa-as de tresspassing, uma vez que se recusaram a abandonar o espaço sem verem satisfeito o seu genuíno desejo de se juntarem aos soldados que, no Iraque, lutam para defender a democracia."We're very serious about that, we really want to enlist, we think it would be better if old people were killed at war than young ones," "declarou Betty Schroeder, de 74 anos.

Numa altura em que a Administração Bush procura, de todas as formas possíveis e imaginárias, minar a democracia, sempre em nome da dita, não deixa de ser um sinal de esperança que naquele país em que as pessoas são sistematicamente tratadas como crianças grandes, e em que aos cidadãos é incutido deste o nascimento uma concepção dogmática de patriotismo, haja pessoas com que se batem por valores e não apenas por interesses.

EU QUERIA TER UMA AVÓ ASSIM!

Não desfazendo nas minhas, que eram bem valentes, e que já passaram para um plano superior há muito tempo

Para saber mais:

http://www.wilpftucson.org/Grannies.html

http://www.wilpf.org/

SANGUE.


OS INCÊNDIOS EM
portugal
APENAS
TEM ESTA COR.

SANTA KIKA

JÁ TEM UM BLOGUE. DESCOBRI ENQUANTO LUTO COM OCAVACO NA TENTATIVA SISIFIANA DE TORNAR AQUILO DIGNO DE ANÓNIMOS. MAS CONDEGUI FAZER UM LINK PARA LÁ. ONDE JÁ VAI A NOSSA SANTA...

FINIS PATRIAE.

da leitura dos jornais.

Afinal existe...

domingo, agosto 21, 2005

A CRISE EXISTENCIAL

Vou a um blog e leio os comentários. Um miudo (concerteza que deveria ser um miudo, daqueles que fazem parte da juventude muito esclarecida que temos actualmente em bananal, perdão, em portugal) aconselha os co-debatentes a lerem como leitura de férias o livro "a alegoria da caverna". Conhecem este novo livro?
O livro real chama-se "A república" ; o autor é platão.(ainda não saiu em video...)
Para este esclarecido jovem, socrátes , outro ilustre filósofo, deve ser o actual primeiro ministro.
Caso ele saiba que existe um primeiro ministro. Ou o que é um primeiro ministro. Saberá ele alguma coisa? Saberei eu?
Bolas, agora sou eu que estou com uma crise existencial ... gulp ... oops ... sniff ... sniff...

PORRA...

1.Com a subtileza de um elefante a ter aulas de tango o ex-primeiro ministro durão barroso ( ou será josé manuel barroso?), em 2003 teve um acto de clarividente fé, e delineou uma política baseada na ignorância da existência de incendios.
O resultado foram 443 mil hectares ardidos ,19 mortos, o caos imbecil generalizado tipico deste bananal.
2.Com a fé de um jacaré segundo a qual este réptil ainda conseguirá ler novalis (esta é para o pinto ribeiro), o actual governo decidiu planar de forma zen sobre o problema dos incendios. Afinal de contas é preciso é malhar em funcionários públicos, e esse pormenor insignificante de um incendiozitos aqui e ali, não é digno de merecer a suprema atenção dos deuses deslumbrados que foram parar ao governo depois de terem saido da caixa de cornflakes onde habitavam, que nos governam.
O resultado até agora são mais de 200 mil hectares e 9 mortos.
3.Amigos PORKOS e 27 leitores deste blog: não desesperem.O recorde negativo de 2003 ainda está muito a tempo de ser batido,e caso o seja ( nem se ousa duvidar) será um bom indicador da produtividade deste governo.
4.O nosso PR( ah,ah,ah - sonora gargalhada), o sr.sampaio veio fazer 0 23,747 apelo à calma e serenidade. Ainda pediu (esta é tão absurda que me abstenho de a comentar) que as ??empresas?? deixem os seus empregados ajudar no combate ao fogo.Resta saber depois quem é que combate a falta de liquidez financeira destas mesmas empresas...
5.António costa, o inefável ministro responsável por esta arêa fala também da seca ??? como que, quase sendo a principal razão para o proliferar de incendios.
É óbvio que aqueles rapazes simpáticos e distraidos, que, meramente por acaso deixam cair fósforos e acendem isqueiros, velas e very lights em matas não são tidos nem achados para isto.
Como se pode ver pelos simpáticos anúncios de prevenção de incendios onde se vê um simpático cidadão a queimar com ar feroz uma bifana de ar suspeito...
6.Portanto é assim: a seca , as bifanas de ar suspeito , quiçâ , a entreameada.
É isso , é a solução!
Passa a ser a entremeada a culpada. Deixando-se aliciar pelos simpáticos cidadãos que se transfiguram e ficam de ar feroz a grelha-la num churrasco sinistro e , em consequência disso, provocam os incendios com a ajuda da entremeada (e das bifanas).
PORRA!
VALHA-NOS SANTA KIKA...

JÁ ROUBAR IDEIAS...

O SUCESSOR DO EMBUSTE

ESPECIALMENTE PARA O PEDRO SILVA

(ver no nosso arquivo de Junho, «o embuste»)

Pois é, o embuste tem um digno sucessor.
Depois da tanga, das trapalhadas, e do embuste, vem aí a MESQUINHEZ.

è mesquinho criticar o nosso bem-amado PRIMEIRO só porque foi de férias para o Quénia enquanto Portugal ardia; é mesquinho criticar o nosso abnegado ministro da administração Interna, só porque não há meios suficientes para acorrer aos incêndios...

e a moda ainda agora começou!

PORQUE PORTUGAL VAI CONTINUAR A ARDER!

À hora a que escrevo, estão por circunscrever 27 incêndios de grandes dimensões.
Em Lisboa, a luz é filtrada pelo fumo de um incêndio em Bucelas, Concelho de Loures. A menos que o vento mude de direcção, não tardará para que o ar se torne irrespirável.
Desde criança que no Verão não oiço falar de outra coisas senão de incêndios...
A quem devemos esta situação recorrente?
Durante muitos anos, a expeculação imobiliária era apontada como um dos móbeis do crime. Alterou-se a legislação. Depois era o negócio dos madeireiros. Depois também já ouvi falar dos próprios negociantes da indústria do combate aos incêndios, incluindo os proprietários dos famosos meios aéreos. Mas no final, o balanço fica sempre por fazer. Depois, em Março, o governo (seja que governo for) aparece sempre a dizer que este ano é que vai ser, que este ano é que se vais apostar mesno a sério na prevenção, no reforço de meios blablabla blablabla.
Recorrentemente vem-se falar da falta de limpeza das matas. Ninguém fala do que está por trás, do abandono dos campos, da desertificação do interior, dos eucaliptos que as próprias celuloses se encarregam de plantar e de cortar poucos anos depois. Da destruição da paisagem e dos ecossistemas que a cultura intensiva de eucaliptos acarreta. De que muitos dos pequenos proprietários rurais que embarcam neste esquema ou estão emigrados, ou estão demasiado velhos para optar por outra fonte de rendimento.
Também nunca ouvi ninguém dizer que a opção estratégica ( a palavra estratégia fica sempre bem para dar credibilidade a um texto) pela cultura intensiva do eucalipto foi uma consequência perversa da adesão de portugal à CEE/ UE. Na realidade, a entrada de Portugal naquilo a que alguns gostam de chamar EUROPA implicou desde logo o desmantelamento da nossa agricultura. A CEE/UE era e continua a ser excendentária na produção agrícola, e os países fundadores nunca estiveram interessados na correcção dos desvios ao mercado. Para os que entravam, era uma questão de cálculo de perdas e ganhos. a Florestação do país foi largamente incentivada por Bruxelas.Aliás, o mesmo está passar-se actualmente na Polónia. SÓ QUE A POLÓNIA NÃO É UM PAÍS DE CLIMA MEDITERRÂNICO (mesmo assim, os crimes ambientais que a UE está a patrocinar na Polónia não deixam de ser muito graves).
Junte-se a isto o problema da alteração do clima devido ao aquecimento global do Planeta...
Portanto, com os incêndios não estão a ser destruídas apenas árvores, ou casas de aldeia. É destruida também a nossa paisagem e o nosso património de biodiversidade.
Podia ao menos aproveitar-se para, nas zonas ardidas, fazer uma reflorestação ou outro tipo de intervenção ambiental que fosse sustentável. No entanto, não é isso que habitualmente acontece.
Outra coisa em que pouca gente terá reparado é a opção estratégica uma vez mais pela cultura intensiva do eucalipto, desta vez para ajudar a fixar o carbono atmosférico. sendo o eucaplipto uma árvore de crescimento rápido, tem uma das melhores taxas de fixação do carbono atmosférico. Parece bonito, não? Assim ajudamos a combater o aquecimento global através de uma actividade economincamente rentável... FALSO. A ideia é aproveitar a existência de um mercado internacional de comercialização das quotas de produção de CO2, e assim vender direitos de poluioção a outros países. Isto pareca a teoria da conspiração, MAS NÃO É. É uma opção estratégica que foi tomada pelo governo de Durão Barroso. Apesar de ser ecologicamente desatrosa.
CONCLUINDO, PORTUGAL VAI CONTINUAR A ARDER.

Viagem à Grécia - Recordações

Há destinos mais interessantes para fazer roer de inveja e deslumbrar os amigos com a nossa prosperidade, mas poucos são tão decisivos para apaziguar a consciência com o tributo que devemos à nossa cultura.

É por isso que a Grécia e a sua capital macrocéfala são destinos obrigatórios. São para os europeus o que Meca e a Arábia Saudita representam para os árabes, lugares que remetem para as origens das respectivas civilizações e que, no caso da Grécia, inspiraram a cultura judaico-cristã e a humanizaram.

Não sei se ainda a habitam filósofos, artistas e escritores ou se jazem definitivamente sob as ruínas de uma civilização que entranhou a nossa.

O casario imenso, de salubridade duvidosa, mostra um irreprimível mimetismo com o passado na ânsia desesperada de transformar-se em ruínas. Atenas não é a cidade sonhada, é um espaço em que os subúrbios tomaram conta da burgo, uma imensa e catastrófica sequência de habitações degradadas que abrigam quatro milhões de pessoas, ruas pejadas de automóveis à beira de se desmantelarem, enorme quantidade de lixo a aguardar remoção e multidões de turistas a caminho da Acrópole. A Grécia, entre a glória do passado e a incúria do presente, parece ter parado no tempo e hesita nos caminhos do futuro.

A Acrópole é a bela jóia que a cidade arruinada exibe para provar a nobreza da origem. O Pártenon ainda homenageia Atena, filha de Zeus, deusa das Artes, das Ciências e das Indústrias, a quem os seus imponentes frontões e admiráveis frisos foram dedicados. Sucessivamente templo pagão, igreja, mesquita e paiol, foi nesta qualidade gravemente danificado por uma explosão no séc. XVII que lhe feriu o mármore e o orgulho, mas manteve a majestade e elegância. O Erecteu, sublime, respira dignidade e exibe o Pórtico na cópia honesta das Cariátides.

De resto só nos museus sobra ainda o testemunho de Fídias que mais de quatro séculos antes de Cristo guiou o cinzel, com rigor e volúpia, desgastando a pedra até descobrir as formas femininas que a habitam, apetecidas e perfeitas, percorridas por um manto diáfano que as afaga numa glorificação da beleza e exaltação do desejo.

Nos templos, pouco frequentados, entram crentes apressados, num périplo osculatório de ícone em ícone, indiferentes aos vírus, que se persignam à chegada e à partida. Deixam uma vela acesa e uma prece, antes de alcançarem de novo a rua, enquanto outros acompanham a liturgia e a desgarrada mística em que clérigos se envolvem atacando o cantochão.

Nas ruas, padres fardados a preceito, gozam a isenção de impostos, a opulência e o prestígio, namoram de mãos dadas e evitam castamente manifestações de impetuoso afecto. Uma mole imensa de turistas extasia-se no Museu Nacional com a apoteose da forma e a beleza sensual que percorre o mármore. Nos restaurantes aguarda-se que os empregados terminem o cigarro, a bebida e a conversa, antes de atenderem os fregueses.

Em Agosto, zarpam diariamente do Pireu luxuosos paquetes atulhados de gente que foge ao fumo, ao calor abrasador e aos gregos, a caminho do mar Egeu e da costa da Ásia Menor, peregrinos em busca dos lugares sagrados onde predicaram Paulo e João ou turistas à procura de praias e de sol. Uns, muito vestidos, procuram a eterna salvação da alma; outros, despidos, o bronzeado efémero do corpo. Entre o êxtase místico e a excitação dos sentidos todos gozam, mergulhando na História que percorre a orla de três continentes e povoa centenas de ilhas.

Quem fizer a viagem, e for acompanhado, não se esqueça de preencher no boletim de registo de embarque o espaço da data de casamento e atribuí-la a um dos dias a bordo. Casais que fruam uma feliz união, ainda que sazonal, não se arrependerão. Nessa noite serão presenteados com um belo bolo de aniversário e uma garrafa de bom champanhe enquanto violinos vibram parabéns junto à sua mesa, empunhados com segurança por músicos da orquestra privativa.

Depois, basta-lhes manter a compostura face aos numerosos desconhecidos que se associam às felicitações.

Armas de destruição

Saddam a disparar contra os EUA
Havia quem duvidasse da presença das terríveis armas.

sábado, agosto 20, 2005

MAS AFINAL QUEM É ESSA TAL DE SANTA KIKA?

Era só para saber!

HILARIANTE II

Desde que voltou do merecido repouso em terras de África, o nosso Primeiro tem andado num corre-corre.
Ontem foi à repartição de Finanças de Cascais ( ao que parece uma repartição-modelo), para anunciar ao país que graças às maravilhas da informática, o fisco está a fazer verdadeiros milagres, descobrindo e punindo exemplarmente os evasores fiscais.
Só que, O SISTEMA INFORMÁTICO DE REPARTIÇÃO foi abaixo, precisamente enquanto o nosso Primeiro fazia o louvor do dito.
( Quem não experimentou ainda a frustração de uma mahã inteira perdida numa qualquer repartição das finanças, ou, pior ainda, da Segurança Social, porque o sistema se foi abaixo precisamente no momento em que, depois de duas horas de espera, iamos finalmente ser atendidos? bem, o nosso primeiro pelo menos não teve de esperar duas horas. )

HILARIANTE

Manuel Maria Carrilho prometeu ontem que, quando for eleito vai acabar com os estaleiros de obras que existem um pouco por toda a cidade de Lisboa em três meses!

É um cómico, este Manuel Maria!

Ai, ai, tanto que haveria para dizer sobre o Manuel Maria...
(mas afinal em que cidade é que este senhor vive?)

al-QAEDA ATACA EM PORTUGAL.

CONFIRMA-SE. LÍDER ATEU TARGETADO E SILENCIADO POR COMANDO TALLIBÃ QUE CONTOU COM CUMPLICIDADES E APOIOS DA GENTE DO BENEDITO. lá se vai o meu fim de semana...

DEUS EXISTE.

CAUSAS INEXPLICÁVEIS LEVARAM A QUE O MEU MESTRE, CARLOS ESPERANÇA, FOSSE SANEADO E EXPULSO DA BLOGOSFERA, IMPEDINDO-O DE TER ACESSO AO ATEÍSTA, AO PORCO E AO CAVACO. PENSO QUE SERÁ MAU OLHADO A PARTIR DE COLÓNIA OU PESADA MANIFESTAÇÃO DO DEMO.
PEDE-SE: UNAM-SE, IRMÃOS. REZEM A SANTA KIKA! QUEREMOS O MESTRE DE VOLTA. TODOS SOMOS POUCOS.
O SENHOR SEJA MISERICORDIOSO. CHAMEM BRUXOS, ESPÍRITAS, MEDIUNS OU PADRES! SALVEM O CARLOS!

...E QUE O PREÇO DO CRUDE NÃO PARE DE SUBIR.

BOM FIM DE SEMANA.

PARA QUEM NÃO ACREDITA:

EXISTE LITERATURA PARA LÁ DO DAN BROWN E DO PAULO COELHO. A SÉRIO. NÃO NÃO É A TVI.
FAÇA UM ESFORÇO.

ENSINE O SEU CÃO A NÃO CAGAR NA RUA E O SEU FILHO A NÃO FAZER PERRICES. OBRIGADO.

A EVITAR.

este fim de semana. colónia. bagdad. visitar o abrupto. ler a xis e o expresso. praias. podem lá estar pretos ou a diana andringa. pensar ku sócrates é primeiro ministro. e que continuamos sem governo. passeios campestres. podemos sair de lá com o ku queimado. portugueses e outros tugas.

PESEIRO SURPREENDE!...

o sporting venceu...

LÓLÓ...

o kamarada Blair chamou os bombeiros por causa de 1 incêndio. desligaram-lhe o telefone...( www.edpirata.blogspot.com ).

QUITÉRIA BARBUDA.

tive sonhos molhados esta noite.EHEHEH! ( www.riapa.pt.to )

este FIM DE SEMANA

não faça compras. KE SE FODAM OS CHINESES.

ESTE PORKO PARECE UMA VACA...

SAGRADA. chegou-lhe a maleita. TÁ A PERDER TESÃO.

REVISIONISMO.

karl lehman, presidente da conferência episcopal alemã, pensa que o novo testamento contem aspectos antisemitas. fontes bem informadas insinuam que a breve prazo será explicado aos crentes que foram terroristas islâmicos quem perseguiu e mandou matar cristo. cristo, como bom judeu, já na altura simbolizava na Palestina, a resistência sionista à barbárie islâmica. e os romanos, foram os pioneiros de grupos como o HAMAS e a JIHAD. bush agradece. bom fim de semana.

sexta-feira, agosto 19, 2005

SUGESTÃO DE LEITURA

MARLBORO SARAJEVO

de Miljenko Jergovic (lê-se Milhenco Iergovich), um croata de Sarajevo.

Para aqueles que não se satisfazem apenas com o que mostra a CNN.

Da cavalo de Ferro.

A NÃO PERDER

Amanhã, Sábado, na BBCworld (20h10):

Holidays in the danger zone

Uma reportagem sobre países que não são reconhecidos internacionalmente.
Vale a pena ver!

de vitória em vitória.A GUERRA AO TERRORISMO.

barcos de guerra norteamericanos fogem de porto jordano a tiro de rockets. tá bém...

A GRANDEZA FAZ-SE DISTO.

só o FUTEBOL CLUBE DO PORTO não deve dinheiro ao FISCO. pois é...

PARA QUEM SE INTERESSA POR DESGRAÇAS A SÉRIO (como eu)


Um site que vale a pena explorar:

http://www.crimesofwar.org/

Tem vários dossiers sobre crimes de guerra, incluindo sobre o Iraque e os atentados de Londres.

Especialmente para o Pinto Ribeiro, destaco

http://www.crimesofwar.org/news-srebrenica2.html

A FAMILIA DE JEAN-CHARLES AGRADECE...

A LUTA CONTRA O TERRORISMO:

PROCURA-SE, VIVO OU MORTO: SIR IAN BLAIR.

ASTROLÓGOS E ECONOMISTAS...

« Os economistas são óptimos a explicar o passado, mas péssimos a fazer previsões»

Eduardo catroga via cãorafeiro.

« Os astrológos são óptimos a explicar o passado,mas péssimos a fazer previsões»

Pedro silva via pedro silva.

Encontre as diferenças. Habilita-se a ganhar uma dose de profunda satisfação pessoal.

PENSAMENTO MAQUIAVEL DO DIA.

Maquiavel não era adequado para governar uma estábulo; quanto mais um Estado...
(Dedicado ao cãorafeiro ... uma provocação grosseira ...)

SOCRÁTES - O DESLUMBRADO...

Ontem o sr socrátes chegou das férias. Foi até ao centro operacional da proteção civil verificar o que estava a ser feito no combate aos fogos. Antes fez umas declarações à imprensa em que classificava de mesquinhas e injustas as declarações da oposição relacionadas com as suas férias.
Sobre fogos, medidas a tomar para prevenir fogos, alterações à lei penal sobre incendiários e respectivas penas a aplicar, sobre a criação de meios próprios do estado no combate aos fogos, sobre reordenamento do território e emparcelamento......sobre coisas importantes nada disse.
Aquele homenzinho ganhou as eleições em 20 de fevereiro.
Em 18 de agosto já está completamente a flutuar na atmosfera e já acha que aquilo que interessa aos portugueses é responder a pseudo criticas de uma oposição que não existe...
Ficamos a saber o seguinte: cada vez são precisos menos meses para um político ficar deslumbrado com o cargo que ocupa e achar-se o máximo esplendor.
A partir daqui é só a descer...
Não tenho pena nenhuma.

quinta-feira, agosto 18, 2005

MEA CULPA MEA CULPA MEA CULPA.

eu pecador me confesso. além de PORKO, ASNO! lá em baixo, no post sobre o sócrates, socratei. imperdoável. meti um H no bolso. não sei se foi do teclado, do choque face ao regresso do primeiro...o mais certo é ter sido burrice mesmo. agora. eu não sei corrigir isto no computador. e assim vai lá ter que ficar o À QUE DEVIA SER HÁ. as minhas humildes e envergonhadas desculpas.

A Constituição Iraquiana

O adiamento da votação da Constituição Iraquiana foi um péssimo prenúncio.

A resignação dos EUA à transformação do Iraque numa república islâmica não é apenas a confirmação do fracasso, é a admissão da falsidade dos argumentos que justificaram a invasão.

Que é feito dos cristãos que, sob a ditadura de Saddam, gozavam de liberdade religiosa e eram, no Iraque, anteriores ao Islão? Onde está a liberdade prometida, a democracia anunciada, a igualdade entre os sexos, com uma constituição que tem o Corão como referência principal?

A impotência e a hipocrisia emergiram depois de dois mil soldados inutilmente mortos, perante a devastação de um país, o acirrar dos ódios tribais, o aumento da influência do clero e o horror e o ódio a atingirem o seu máximo esplendor.

O mundo não esquecerá a arrogância de Bush e Blair nos Açores, a conivência dos lacaios e a expectativa dos falcões dos EUA. A cimeira da guerra, associada de forma trágica e vergonhosa ao território português, deu origem à catástrofe que fez regressar o Iraque à Idade Média e transformou o Médio Oriente de zona perigosa em barril de pólvora.

A tragédia suplementar reside agora na dificuldade e falta de credibilidade dos autores morais e materiais de uma agressão ao arrepio da ONU e do Direito internacional, com base em mentiras e artifícios, para conter as ambições nucleares do Irão ou responder com determinação ao regime demencial da Coreia do Norte.

Quem não respeita as normas internacionais carece de legitimidade para celebrar a paz, impor o Direito, promover a democracia e defender a liberdade.

ELE SABE DO QUE FALA

« Os economistas são óptimos a explicar o passado, mas péssimos a fazer previsões»

Eduardo Catroga, citado no Diário de Notícias de hoje.

Prezado ex-ministro da finanças de Cavaco Silva:
Há cerca de 5 anos, quando em Portugal se vivia alegremente na ilusão de que
o futuro seria risonho, era eu um jovem estudante, e apanhei na faculdade um professor de ecoonomia que por acaso até percebia de Economia (uma ciência fascinante).

Um dia, este professor resolveu ilustrar as belas teorias que havia exposta àquela plateia plena de jovens sequiosos de conhecimento, e em meia hora desmontou a falácia do modelo de desenvolvimento português. lembro-me perfeitamente. Foi no dia em que foi fixada a cotação do Euro face às moedas do Sistema Monetário europeu (200.482 escudos, lembram-se?).

nesse dia, o velho professor teve a caridade de alertar os futuros desempregados profissionaisque se encontravam na sala para as dificuldades que iriam enfrentar num futuro próximo:
  • que um país sem indústria não tinha futuro;
  • que um país pequeno não podia viver do consumo interno;
  • que a sociedade portuguesa andava a viver artificialmente acima ds suas possibilidades, graças ao juro artficialmente baixo;
  • que os níveis de endividamento que a banca portuguesa tinha face à banca estrangeira eram um barril de pólvora;
  • que vinham aí 'tempos muito difíceis', que não tivessemos ilusões.

Naturalmente, os jovens estudantes não percebiam nada de economia, e de qualquer forma que andava apagar a prestação do carro em que muitos iam todos os dias para a 'escola' não eram eles, eram os pais.

AGORA, NÃO ME VENHAM DIZER QUE O QUE SE ESTÁ A PASSAR HOJE NÃO ERA PREVISÍVEL, PORQUE ERA!

É caso para dizer, plagiando indecentemente o Pedro Silva, A QUEM É QUE ISTO INTERESSA?

ENTRE SOARES E CAVACO

TEMOS POSSIBILIDADES DE ESCOLHER

A hospedeira estava a folhear um horário aéreo. Sabia tudo nas pontas dos dedos, consultou-o só para confirmar.
-Há um avião muito bonito que parte de Viena e chega a Roma às 16 e 10.
-Esse vai explodir na pista?
-Isso mesmo-disse a hospedeira.
-Mas ainda há outro problema- notou o passageiro.-Quando eu chegar à cidade, as repartições já estarão fechadas.
-Então faça escala em Praga em vez de Viena. Este voo chega três quartos de hora mais cedo a Roma.
-Esse parece melhor- constatou o passageiro.
-Mas em Praga tem de ficar três horas à espera da correspondência.
-Vale a pena- disse o passageiro.- Com o voo para Viena perco um dia.
-Assim será melhor ir com o voo de Praga. Infelizmente, a partida é às sete da manhã.
-Não é ideal- disse o passageiro.- Quando eu sei que preciso de me levantar cedo, nem fecho os olhos durante a noite.
-Portanto, em todo o caso, vai perder um dia? – sorriu a hospedeira para ele.- então, qual é o avião que vai escolher?
-Se calhar preferia o de Praga- disse o passageiro.- Vou tomar à noite um sonífero forte.
-Espero que saiba que- disse a hospedeira- com este avião também há um pequeno problema...
-Eu só ouvi dizer que nos Alpes se vai esmagar em cima de uma rocha. Ou este não é aquele?
-Pois é. Vai ser desfeito em pedaços- disse a hospedeira e, entregando o bilhete, acrescentou maquinalmente:
-Boa viagem.

Histórias de um minuto, vol. 1
De Istvan orkeny (1912-1979)
Aproveitando o tema do dia aqui no Porcolatino, achei que teria interesse reeditar este texto tão apropriado ao momento que Portugal vive!
Espero que o sr. Istvan Orneky me perdoe por esta escandalosa violação dos seus direitos de autor (estou a falar dos seus direitos morais, claro).

O NEVOEIRO...

Por entre brumas da madrugada cinzentas e frias ; impenetráveis pelo comum mortal; entre a neblina cinzenta que torna a agua descolorida, sentindo nos ossos o frio melancólico do deserto marroquino esconde-se o desejado; o salvador ; o professor...
Ele não é uma opção estratégica progressista que vai irromper contra o vazio como o sr.soares.
Ele é o flutuador omnipresente e omnisciente que faz de paizinho distante da terra portugal. Espera a sua hora; espera o seu adversário, oculta-se no silencio , aposta em não se desgastar.
O seu nome é Cavaco silva, um mau primeiro ministro, mas simultaneamente o melhor desde o 25A.
È, assim será revelada a verdade suprema de novo:a reincarnação mítica , na actualidade, de um dos grandes traumas e taras do País portugal ... à espera, sempre à espera por um novo dom sebastião.
Não interessa se o putativo candidato tem aspecto de manequim da rua dos fanqueiros, tiques autoritários e sistematicamente oferece aos jornais entrevistas cirúrgicas onde tudo o que seja diferente das suas políticas enquanto primeiro ministro é supremamente assassinado.
Assim estamos condenados a isto ;
Um vaidoso egocêntrico de esquerda, disfarçado de opção estratégica progressista e um vaidoso egocêntrico de direita disfarçado de assassino político subtil envolto em nevoeiro misterioso.
É disso mesmo que se trata.
Em portugal a politica é nevoeiro, e os portugueses andam dentro do nevoeiro perdidos nele.
Conclusão: os portugueses gostam de nevoeiro mesmo que este lhes faça mal.
Acordem.

ALELUIA! SÓCRATES

tá de volta e vai reunir o conselho de ministros. não parece mas parece que parece que ainda à governo. uma má notícia nunca vem só...

PÃO E FESTAS.

factos: o país e os tugas andam deprimidos. infelizes. desentesados.
a construção dos estádios do euro foi um flop e estão às moscas.

há que aprender com quem sabe. com a história.

porque não organizar uma vez por semana, nos ditos estádios, festas populares com enforcamentos, lapidações, mutilações e outras delícias do género?

DIZER KU CAVACO É DE DIREITA

É O MESMO QUE DIZER QUE O SOARES É DE ESQUERDA E QUE EU PAREÇO A DIANA ANDRINGA! ORIENTEM-SE, PORRA!

PENSANDO NO BARNABÉ.

ESTA MERDA JÁ NÃO ME ANDA A SABER TÃO BEM.

esta porra é só SOARES.

para variar: 'DASSE OCAVACO...( eheheh...tão a ver o trocadilho?... ). E VIVA A QUITÉRIA BARBUDA!

SOARES COMO OPÇÃO ESTRATÉGICA - HILARIANTE.

No blog bicho-carpinteiro medeiros ferreira escreve uma hilariante e cómica crónica classificando a candidatura de mário soares à presidencia do bananal, perdão da república, como "uma opção estratégica"http://bichos-carpinteiros.blogspot.com/2005/08/opo-estratgica-versus-vazio.htmle
Para além disso ainda consegue descobrir que soares é um "candidato progressista".
TRETAS!
O que está ali é a total falta de principios do ps e a opção de ganhar a todo o custo dê lá por onde der...
Não aprenderam nada pelo facto de já terem tido o sr guterres como primeiro ministro...nada mesmo.
Não percebem que tem que apresentar valores e programas eleitorais correctos e realistas e não pseudo "opções estratégicas" acerca de pseudo "candidatos progressistas".
Realmente, eu, até sou mais de esquerda do que de direita, mas fico com os cabelos em pé com estas tentativas de legitimação feitas a martelo da candidatura do sr. soares.
O que está aqui em causa nada mais nada menos é chegar ao poder a todo o custo e ao mesmo tempo satisfazer a imensa vaidade pessoal do sr soares.
O RESTO É TRETA.

quarta-feira, agosto 17, 2005

MAQUIAVEL EXPLICA

PORQUE RAZÃO O ISALTINO, A FÁTIMA, O AVELINO E O VALENTIM
VÃO SER ELEITOS:
DEDICADO AO PEDRO SILVA
«Todos concordam que é muito louvável um príncipe respeitar a sua palavra e viver sem astúcias nem embustes (sic). contudo a experiencia do nosso tempo mostra-nos que se tornaram grandes prícipes os que não ligaram muita importância à fé dada e que souberam cativar, pela manha, o espírito dos homens e, no fim, ultrapassar os que se basearam na lealdade.
(...)
Todos vêem aquilo que pareces, mas poucos têm o sentimento do que és (...). para avaliar as acções de todos os homens, e sobretudo as dos príncipes (pois neste caso não se pode apelar para outro juíz), mede-se o êxito. Se um princípe tiver o propósito de vencer (...) os meios empregados serão sempre tidos por honrosos e louvados por todos, pois o vulgo só julga pelo que vê e pelos resultados. Ora, neste mundo só existe o vulgo, e a minoria não conta quando a maioria tem em que se apoiar.»
É assim, sempre foi assim, e vai ser sempre assim. PORQUÊ? Porque na hora da caça ao voto, as nossas elites (deixem-me rir) instaladas nos aparelhos partidários não tiveram o menor pudor em ir buscar gente muito pouco recomendável, e em alimentar o caciquismo tipicamente feudal. Leram Maquiavel, mas não perceberam nada!

RETRATO DE UM BOY ENQUANTO JOVEM

Era uma vez um jovem idealista, cujo profundo empenho na transformação de portugal numa sociedade mais justa o levou a filiar-se na JSD. A social-democracia era tudo para ele, pela social democracia, este jovem idealista era capaz dos maiores sacrifícios.

Coitado, sacrificou durante anos a sua prestação académica para se dedicar à Associação de Estudantes lá da Faculdade (pública). Como dirigente estudantil, o pobre rapaz perdeu horas e horas da sua vida a organizar festas de arromba a expensas do erário público (sim, as AE são subsidiadas pelo Estado), perdão, a defender os legítimos interesses dos estudantes. Como bom social democrata que era, organizou greves contra as propinas que o governo socialista injustamente impôs (e que por acaso eram bem mais baixas do que as propinas impostas no último governo cavaco, mas enfim...). Mais, fechou várias vezes as portas da Faculdade a cadeado, eucheu o edifício de faixas pretas em sinal de luto académico (também pagas pelo erário público), e pelo meio ia fazendo, tant bien que mal, umas cadeiras, e ia organizando umas festas.
Depois, veio o governo PSD, e a paz regressou à Faculdade. Já não era preciso fazer greves, nem por faixas pretas, agora podia dedicar-se só a organizar festas. E pelo meio, ir fazendo umas cadeiras.

O dia da consagração da sua militância, 7 anos depois de ingressar no ensino superior,teve-o quando foi escolhido para aparecer nos cartazes da campanha eleitoral do PSD ao Parlamento Europeu. Ficou bonito, o jovem militante, os pais ficaram orgulhosos, toda a gente gostou, só não serviu de muito o esforço, não terá rendido muitos votos, mas disso, ele, coitado, não tinha culpa.

Entretanto, finalmente, 7 anos depois de ter começado a tirar um curso de 4 anos que se faz com uma perna às costas , o jovem idealista formou-se. Já era dr, um orgulho para os pais, uma nova esperança para este país tão desesperadamente necessitado de gente dinâmica, de gente que acredita em ideais, de gente que luta pelo bem do povo.

Agora é assessor da eurodeputada Jamila Madeira, e destacado militante da secção de bruxelas da JS (sim, leram bem, não, não me esqueci de nenhuma letra, não falta lá o D, é mesmo da juventude socialista que estou a falar).

Continua a ir à antiga faculdade, mas como orador em Palestras. Organiza estágios no gabinete da eurodeputada Jamila, sempre a pensar nos ex-colegas idealistas como ele. É um exemplo para os jovens universitários!

A quem lhe pergunta, não sem maldade, porque razão mudou de camisola, responde com sinceridade:
-- Politicamente, eu sou de centro.

Não acreditam, acham que é veneno meu, que sou invejoso porque a mim ninguém me quer para assessor? façam uma busca na Net e nos blogs, vão encontrar o dito cartaz.

A DEMOCRACIA PORTUGUESA E OS SEUS "PERSONAGENS"

O que é que tem em comum Fátima felgueiras;Isaltino morais,Valentim loureiro,Avelino ferreira torres?
Todos concorrem a camaras municipais nas próximas eleições autarquicas de 9 de outubro...
Todos invocam divergências de fundo com os partidos pelos quais, anteriormente concorreram...
Só que:
As divergências não são políticas , mas antes derivam do facto de todos estarem a contas com a justiça, logo, a candidatura autárquica é a possibilidade de um santuário...um grotesco santuário...
Pessoalmente aposto que pelo menos 2 destes candidatos vencerão, nas suas candidaturas. Pessoalmente queria que nenhum deles tivesse a possibilidade de ter mais que 1% de votos.
Mas em 9 de outubro se verá o que é que o sábio povo português escolhe; o caciquismo populista ou o fim desse mesmo caciquismo.
No entanto, em portugal, o caciquismo populista vence quase sempre. Perante isto a esquerda e a direita politica dizem o que?
Continuem assim, ò esquerdas e direitas, e não se admirem se partidos de extrema direita e de extrema esquerda, um destes belos dias, varrerem o mapa eleitoral...

SEJAM SOLIDÁRIOS.

tragam o rosto daquela mãe para a blogosfera. a dor, fruto da estupidez de alguns, tem nome. www.ocavaco.blogspot.com

A REVOLTA DOS PASTÉIS DE NATA -RELOAD

Num post anterior falei da Revolta dos pastéis de nata. Um programa da RTP.
No último programa da série o tema era a música portuguesa. Um dos convidados era luís jardim, o madeirense de barbas para quem não se recorda, produtor musical, conjuntamente com João Gil ex-trovante e Fernando ribeiro, vocalista dos moonspell, a melhor banda de metal portuguesa.
Jardim foi extremamente contundente ou melhor disse a verdade:
“Portugal é o pior centro musical do mundo.”
“Em Portugal existem lobbies e grupos de pressão que inviabilizam a entrada de novos cantores; as rádios só passam cantores já consagrados, ou então passam só musica estrangeira alguma dela ridícula, os portugueses apenas ouvem ou são educados para ouvir musica estrangeira mesmo que esta não tenha valor nenhum.”
“Em Inglaterra tudo é pago, em portugal existem artistas que dizem que tiveram 15.000 pessoas no seu espectáculo, mas quando se lhes pergunta quantos desses 15.000 pagaram bilhete, a resposta é - nenhum porque foi a câmara municipal ou outro organismo que custeou; ou seja o concerto foi de borla para quem a ele assistiu”
“Mas vocês julgam que em Inglaterra eles ouvem ou querem ouvir musica portuguesa ou que?”
“Devemos deixar de ser anjinhos e passar proteger a música portuguesa”
E o final:
“Em Portugal para se lançar um cantor é preciso pedir a alguém, falar com alguém, dizer algo a alguém, agradar a alguma pessoa, ter conhecimentos, etc., e isto torna tudo impossível.”
“É sempre preciso ter bons contactos. Em Inglaterra ninguém quer saber se o cantor é filho de um carpinteiro ou de um engenheiro; apenas o que interessa é se ele toca numa banda e toca bem, a partir daí se toca bem grava-se um disco; em Portugal é sempre muito importante saber de onde a pessoa vem e qual o seu pedigree.”
“Venho aqui , e Portugal está igual ao que era nos anos 60…”
Pergunto eu: Não acham que não existe diferença nenhuma entre o que se passava antes do 25A e o que se passa actualmente, não só na música como no resto da sociedade?
Não acham que portugal está tendencialmente mais corrupto do que antes do 25A ?

A REVOLTA DOS PASTEIS DE NATA...

Este é o titulo de um programa que deu até há 3 semanas atrás na rtp - 6ª feira à noite e repetia aos domingos. No penúltimo dos programas da primeira série o tema era o jet set nacional???.Uma entidade mítica nacional...
Dois eram os convidados. Um deles foi o casca grossa Carlos paço de arcos-jornalista-e um dos primeiros dinamizadores da ideia de jet set nacional nos idos finais dos anos 60 do século passado.
Quando lhe falaram de jet-set nacional actual Paço de arcos riu-se e disse logo que não existia;o verdadeiro jet set nem sequer dá a cara. O que actualmnte existe é um conjunto de wannabees jet-set que não têm onde cair mortos.E se for necessário até a sodomização privada como forma de entrar para o jet-set entra na pintura - veio posteriormente à conversa José castelo branco aka josé vieira e quejandos...
Aqui os 27 leitores do porko perguntam;mas este tipo vai chegar a algum lado com isto?
Vai!
O que ele disse a seguir é que foi interessante. Disse que portugal, antes do 25A, era um "paíszinho" dominado por umas tantas ou quantas familias; (mellos,espiritos santos e quejandos), e que, depois do 25A essas simpatias fugiram todas, mas, poucos anos depois, regressaram,triunfantes.
È, que a essas se juntaram alguns "arrivistas"económicos e sociais mas, no essencial, nada tinha mudado no país ,ou seja eram os mesmos do costume e de sempre que mandavam, com a ùnica diferença que, agora, no pós 25A não se deixavam ver.
O que actualmente axistia, segundo ele; era o pseudo jet-set transmutado em folclore rançoso de 2ªcategoria...apenas isso...
Ou seja: nada tinha mudado , estruturalmente no país.
Concordo abolutamente, excepto numa coisa: penso que o nivel de corrupção moral, profissional , intelectual, pessoal no país já é superior agora passados 31 anos do 25A do que o era antes.
E voçes? Acham que não é assim e que não existe corrupção neste paraiso à beira mar plantado ?
Acham que portugal é extraordinariamente honesto ? Especialmente ao nível das chamadas "elites" ?

terça-feira, agosto 16, 2005

Sobre Marques Mendes

«É um pequeno ditador».
(Valentim Loureiro, conselheiro Nacional do PSD e candidato à Câmara de Gondomar, em declarações à RTP)

«Ainda eu hei-se ser presidente da Câmara e já ele terá deixado de ser líder do partido
idem IBIDEM

Madeira inaugura estátua de Carlos de Áustria

O cardeal português Saraiva Martins, da Cúria Romana, deslocou-se à Madeira a fim de descerrar a estátua do Beato Carlos de Áustria, um dos numerosos bem-aventurados a quem João Paulo II elevou aos altares.

Na homilia o cardeal referiu que «é dever dos governantes procurar a santidade».

Alberto João Jardim não comentou tal afirmação.

O POVO É SÁBIO

Gosto de ouvir as conversas alheias. É feio, eu sei, mas não consigo evitá-lo. Não se fecham os ouvidos com se fecham os olhos. Mas gosto, é feio, mas por vezes ouvem-se conversas que vale a pena reproduzir (o que é ainda mais feio, mas enfim, eu não passo de um cão rafeiro).
Estava eu no talho, e enquanto esperava pela minha vez, fui ouvindo a conversa entre a cliente à minha frente e o talhante:
-- Isto estava mal, vai continuar mal e vai ser sempre assim-- dizia a cliente, uma empregada doméstica, enquanto o talhante aviava a encomenda da patroa (não se esqueçam de que eu vivo num bairro burguês, por aqui há quem tenha empregada doméstica).
-- Fora aquilo que não se sabe-- respondeu o talhante, enquanto cortava umas bifanas de porco (fininhas, sr.António, fininhas...)
-- É melhor a gente nem saber, sr. António, quanto menos a gente saber...
-- Pois é, dona Fátima, pois é...
É impressionante como o povo é sábio!

AFEGÃOS 17. OCUPANTES 0.

UM TEXTO MUITO LÚCIDO NO BRITEIROS - NADA DE NOVO NA FRENTE OCIDENTAL

http://briteiros.blogspot.com/2005/08/nada-de-novo-na-frente-ocidental.html#comments
A LER COM MUITA ATENÇÃO ESTE TEXTO NO BLOG BRITEIROS - ACERTA EXACTAMENTE ONDE DEVIA ACERTAR ...

OS U2,SAMPAIO E OS ALIENADOS QUE LÁ FORAM...

Apesar do assunto já chatear tenho mais uma vez que a ele voltar. Ontem vi imagens da """cerimónia"""de condecoração dos u2. 4 gajos de meia idade foram até bélem fazer companhia à criatura lacrimejante chamada sampaio para um tempinho de descontração antes de irem facturar durante duas horas.
A """reportagem"""televisiva que eu vi foi um festival de retórica do disparate, bastante habitual no pseudo jornalismo cá da terra. Primeiro dizia-se que os u2 já eram portugueses por terem sido condecorados???. Santa estupidez....
Aqui pergunto eu, verrinoso, se a tributação dos lucros massivos da sua digressao "vertigo" será paga ao fisco em portugal, para contribuir para a luta contra o défice ou não? Não me parece que seja tributada cá, mas eu sou um espirito adverso, concerteza.
Depois, ouvi um excerto do discurso do sr.sampaio. Quando o sr.sampaio fala em inglês até parece, ilusoriamente, que diz alguma coisa de jeito.Neste caso ter dito algo em português ou inglês foi igual ao litro.
Disse umas coisas, em inglês, acerca do facto dos u2 terem contribuido para "a liberdade"(vasto programa este...), o "combate à pobreza"(da sua própria conta bancária, subentende-se), de fazerem campanha pelo fim da divida externa dos paises africanos (como portugal é um país do 3º mundo a caminhar para ser africano esta medida até nos vai favorecer...) e outras coisas igualmente importantes (tão importantes que eu não fixei e concerteza não passavam de banalidades...como tudo o que o sr.sampaio diz...).
Por fim a reportagem deste "jornalismo de referência pós-moderno" que temos em portugal dizia que os u2 arrasaram ???( serão da al-kaida?), e que, o público(fumou um nova droga chamada extâse...), ficou em extâse com o som de musicas conhecidas batendo palmas e etc e tal.
No fim entrevistaram-se alguns elementos do publico em extâse à saida do extâse propriamente dito e , sem dúvida alguma, perturbados com o extâse que tinham acabado de ver disseram coisas profundamente originais que eu, gentilmente,(sim, porque eu sou gentil para os leitores do porko), transcrevo aos 27 leitores do porko.Ora aqui vai:
"já deviam ter vindo há 16 anos" exclama uma trintona!
"não tenho palavras",diz uma jovem!
"é um momento para mais tarde recordar"exclama um espanhol transviado...
"é um momento único", diz outro - extasiado...
Frases profundamente originais e revolucionárias, sem duvida ... que reflectem o pensar profundo e o sentir ontológico do público ...
Ou seja, existem otários que pagam impostos, que, por sua vez, servem para mandar fazer condecorações em ouro, presumo eu, para entregar a uma banda de rock, que tem concerteza a sua importancia, mas não ao ponto de receber uma condecoraçâo. È, no fim de tudo, ainda existem idiotas que estiveram 48 horas à espera para entrar no estádio para onde pagaram 50 euros de bilhete.
Somos mesmo um país de otários alienados.
portugal manda-te ao mar;pode ser que este te aceite...

EM PORTUGAL O """COMBATE""" AOS INCÊNDIOS É SEMPRE ORIGINAL...

Transcrevo um email enviado pelo meu amigo jorge para que os 27 leitores do porko latino estremeçam de espanto. De indignação já não; essa já se esgotou...
"""Só para comentar isto... Estou a ouvir um programa parvo na antena um, onde são entrevistados os senhores automobilistas/ouvintes e a pagina tantas entrevistam um ouvinte e o seu sogro que regressam de férias, até aqui tudo normal, mas o espanto é que um é bombeiro e o outro guarda florestal, só mesmo neste rectângulo de terra é que estes senhores conseguem tirar férias nesta altura!
Outra coisa, tenho o livro "Farpas" chegaste a tirar da Net ou queres isto? """
Ou seja, luminárias e génios saidos de dentro da garrafa da administração pública portuguesa autorizam férias no mês de agosto a dois profissionais precisamente especializados na prevenção e no combate aos fogos, precisamente no mês do ano onde o pico de fogos é maior... isto é absolutamente brilhante como decisão e só pessoas mal dispostas e pouco esclarecidas como é o caso do meu amigo, de mim próprio, dos restantes "porkos" e dos 27 leitores deste blog é que podem ficar chateados com isto.
Repararam, também, que na mensagem o meu amigo diz que me vai enviar a versão "farpas".
É um conjunto de crónicas escritas na segunda metade do século 19 por Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão em jornais portugueses, salvo erro, a fustigar vigorosamente e duramente a classe política portuguesa e a sociedade.Apropriado como leitura para os tempos que correm...
È,gosto de pensar que o "porko" está neste mesmo espirito ... caso não esteja os 27 leitores deste blog podem sempre procurar o jornalismo de referência do público com o seu colunista estratosférico vasco pulido valente, ou então os editoriais ortorómbicos de antónio josé saraiva no expresso, outro jornal de referencia que dá sono...(è ,é caro para aquilo que apresenta...)
Para terminar num tom de absoluto pessimismo e absoluta indiferença escrevo que:
portugal,portugal, mas porque é que tu insistes em ser uma merda ainda pior que a definição de merda?
É com toda a amargura escrevo isto...e sem arrependimento nenhum...mas tem que ser dito...

SOMETHING BETTER CHANGE.

é a minha canção pró dia. aqui e n' OCAVACO. velhinha, dos STRANGLERS. acorda-se cada vez mais assim. com a raiva a chegar aos dedos dos pés. aliás, é curioso. dou por mim nos últimos tempos a ouvir cada vez mais as memórias do punk rock. sinal dos tempos?

BÁSICO, pulido valente.

como diz a almondêga peluda, e bem, não faz sentido falar de antiamericanismo a propósito da candidatura de mário soares, ou das suas posições mais recentes. ser anti-bush não é ser antiamericano e blá e blá blá. sejamos mais simples, recordemos: MÁRIO SOARES NÃO FOI, SEMPRE, UM HOMEM DE MÃO DOS NORTEAMERICANOS E DA CIA? lembrem 1975. NÃO FOI, SEMPRE, ELE, O DEFENSOR DOS INTERESSES ATLANTISTAS?. deixem-se de merdas e limitem-se aos factos. dizer que mário soares é antiamericano é a mesma coisa que dizer que ele é de esquerda. e todos sabemos que SOARES É SÓ E APENAS SOARISTA. ELE E OS INTERESSES DELE. E OS DOS AMIGOS.

MANADA NAS ESTRADAS DA EUROPA.

a evitar. todos os caminhos que vão dar a colónia. o rebanho está em movimento e podem acontecer encontros de 3º grau. enquanto isso, o chefe dos cruzados, radtzinger, insistiu ontem na manutenção de crucifixos nos edifícios públicos europeus. e, não por acaso, vai visitar a sinagoga da cidade alemã.

OS INCÊNDIOS TÊM NOME E ROSTO.

PAMPILHOSA DA SERRA. BORNES. VALE DE CAMBRA. UMA SENHORA MORREU NA ATALAIA. percebe-se que se pretenda exercer censura nas televisões. calamidade? claro que não. e sócrates no quénia.

PORTUGAL DOS PEQUENINOS.

a RTP tem novo comentador político. antonio vitorino, espécie de d. sebastião do partido socialista. santana fez escola no assalto ao controle da informação. e ainda lhe chamaram trapalhão... ( veja-se como o governo apadrinhou o assalto do p.s. espanhol à TVI... ). ontem, o comentador com um profundo sentido de crítica foi lapidar: PERANTE OS INCÊNDIOS QUE DIFERENÇA FAZ SÓCRATES ESTAR CÁ OU EM FÉRIAS? ISTO NÃO ARDIA NA MESMA?...resta saber: e é preciso termos governo?

segunda-feira, agosto 15, 2005

AGORA OS FOGOS ACABAM.

VÊM AÍ OS ESPANHÓIS.

PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM SISTEMA DE JUSTIÇA INTERNACIOAL

A propósito do post de hoje do Carlos Esperança e dos comentários do Pinto Ribeiro
(peço desculpa pelo tom politicamente correcto, mas o quê que eu hei-de fazer?):
No final da 2ª Guerra Mundial, foram pela primeira vez criados tribunais especiais para julgar os responsáveis pelos crimes cometidos. Os julgamentos de Nuremberga e Tóquio representaram um enorme avanço para o Direito Internacional, pois pele primeira vez eram apontadas responsabilidades individuais . Tratou-se, no entanto, apenas da justiça dos vencerores, e os seus próprios crimes de guerra ficaram impunes, mas foi um primeiro passo.
O segundo passo deu-se nos anos 1990, com a criação dos tribunais especiais para o Ruanda, e para a ex-Jugoslávia.
Mas foi em 1998 que se deu o grande passo no sentido do desenvolvimento de um sistema judicial internacional que pudesse combater a impunidade em relação aos piores crimes de que a humanidade tem sido vítima. A 17 Julho foi adoptado, por Convenção Internacional, o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, que criou o primeiro tribunal internacional permanente com competências para julgar pessoas acusadas de crimes de guerra, genocídio e crimes contra a humanidade. Note-se que o TPI tem competência para julgar qualquer nacional de um Estado aderente, ou qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade, que seja acusada de crimes no âmbito do Tribunal que ocorram no território de um Estado aderente.
O Estatuto foi aprovado com os votos favoráveis de 120 Estados, 21 abstenções e os votos contra de apenas sete Estados, entre os quais os EUA, a China, Israel, e o Irão. A 1 de Julho de 2002, o Estatuto entrou em vigor, 60 dias após o depósito do 60º instrumento de ratificação junto do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Os EUA opuseram-se, desde o início, à criação do TPI, mas, apesar de tudo ter feito para impedir a aprovação do Estatuto de Roma, o então Presidente dos EUA, Clinton, acabou por assinar o Estatuto, em Dezembro de 2000. No entanto, o seu sucessor, George w. Bush, impotente para impedir a sua entrada em funcionamento do TPI, repudiou, a 6 de Maio de 2002, a assinatura do Estatuto, e a Administração norte-americana tem vindo, desde então, a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de enfraquecer o TPI e a boicotar a sua eficácia, através de estratagemas no sentido de isentar quaisquer cidadãos dos EUA da jurisdição do TPI, com o argumento de que o Tribunal poderá tornar-se num instrumento político de perseguição dos EUA.
Um dos estratagemas consiste em coagir os governos dos Estados aderentes a assinar acordos bilaterais com os EUA em que se comprometam a não entregar ao TPI quaisquer cidadãos dos EUA acusados de crimes de guerra, genocídio ou crimes contra a humanidade. Caso contrário, os EUA retirariam os apoios concedidos a estes estados, nomeadamente em termos de cooperação militar, ou apoio económico, incluindo recursos afectos à ajuda pública ao desenvolvimento em áreas como o combate à droga, a educação ou a luta contra a SIDA. Até este momento, 35 países signatários do TPI viram já tais ameaças concretizadas, e 27 Estados cederam já a esta chantagem (fonte: Amnistia internacional).
Outra manobra de desvirtuamento do TPI consistiu na aprovação, em Julho de 2002, de uma Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Res. 1422), no sentido de garantir que a jurisdição do TPI não abranja nacionais de estados que não tenham ratificado o estatuto de Roma, sempre que tais pessoas estejam envolvidas em operações estabelecidas ou autorizadas pelas Nações Unidas. O sucesso de tal manobra foi o fruto da chantagem dos EUA, que ameaçaram retirar as suas forças envolvidas em operações de manutenção de paz da nações Unidas, no momento da renovação do mandato da Força de Estabilização da NATO na Bósnia (SFOR), cuja operacionalidade estava completamente dependente da presença de forças e meios dos EUA. Mais uma vez a Bósnia foi usada para servir os intentos das grandes potências, neste caso os EUA, sem que os restantes membros permanentes do Conselho de Segurança, incluindo a França e o Reino Unido se opusessem.

Assim temos que a justiça internacional nunca será verdadeiramente universal, uma vez que a potência hegemónica recusa qualquer constrangimento à sua actuação, independentemente de tal poder ferir mesmo os valores que os EUA proclamam defender e promover.

O que é interessante observar é que aqueles que propositadamente boicotam os instrumentos multilaterais de promoção da paz e da justiça internacionais e do bem-estar da humanidade são exactamente as mesmas pessoas que periodicamente vêm, em reuniões com objectivos meramente panfletários, de que a Cimeira do G8 é o exemplo mais recente, fazer grandes declarações de intenções quanto à resolução dos grandes flagelos que afectam a humanidade, prometendo o perdão da dívida externa dos países pobres, o empenho na luta contra a SIDA, a promoção de um desenvolvimento sustentável, o combate ao efeito de estufa, à devastação das florestas, o apoio às vítimas do tsunami, etc, etc, etc.
Perante esta realidade, o quê que cada um de nós, cidadãos deste mundo louco, que consumimos a nossa existência a tentar sobreviver ao dia-a-dia, podemos fazer?
Muito pouco.
Mas há uma coisa que cada um de nós pode fazer, individualmente, que é recusarmos-nos a embarcar na propaganda enganosa que todos os dias nos entra em casa à hora do jantar, em que os grandes líderes do mundo se apresentam consternados com as desgraças dos outros e energicamente disponíveis para tomarem fantásticas medidas que raramente se concretizam; não nos deixarmos comover por epifenómenos de pseudo-caridade como o recente Live 8; e sobretudo não nos deixarmos enganar pelos discursos que promovem coisas tão bonitas como os Direitos Humanos, a Liberdade, a Democracia, e a Paz, proclamados por quem não hesita em sacrificar todas essas coisas quando se trata de defender aquilo a que chamam a estabilidade do sistema internanional.