quarta-feira, agosto 17, 2005

A REVOLTA DOS PASTÉIS DE NATA -RELOAD

Num post anterior falei da Revolta dos pastéis de nata. Um programa da RTP.
No último programa da série o tema era a música portuguesa. Um dos convidados era luís jardim, o madeirense de barbas para quem não se recorda, produtor musical, conjuntamente com João Gil ex-trovante e Fernando ribeiro, vocalista dos moonspell, a melhor banda de metal portuguesa.
Jardim foi extremamente contundente ou melhor disse a verdade:
“Portugal é o pior centro musical do mundo.”
“Em Portugal existem lobbies e grupos de pressão que inviabilizam a entrada de novos cantores; as rádios só passam cantores já consagrados, ou então passam só musica estrangeira alguma dela ridícula, os portugueses apenas ouvem ou são educados para ouvir musica estrangeira mesmo que esta não tenha valor nenhum.”
“Em Inglaterra tudo é pago, em portugal existem artistas que dizem que tiveram 15.000 pessoas no seu espectáculo, mas quando se lhes pergunta quantos desses 15.000 pagaram bilhete, a resposta é - nenhum porque foi a câmara municipal ou outro organismo que custeou; ou seja o concerto foi de borla para quem a ele assistiu”
“Mas vocês julgam que em Inglaterra eles ouvem ou querem ouvir musica portuguesa ou que?”
“Devemos deixar de ser anjinhos e passar proteger a música portuguesa”
E o final:
“Em Portugal para se lançar um cantor é preciso pedir a alguém, falar com alguém, dizer algo a alguém, agradar a alguma pessoa, ter conhecimentos, etc., e isto torna tudo impossível.”
“É sempre preciso ter bons contactos. Em Inglaterra ninguém quer saber se o cantor é filho de um carpinteiro ou de um engenheiro; apenas o que interessa é se ele toca numa banda e toca bem, a partir daí se toca bem grava-se um disco; em Portugal é sempre muito importante saber de onde a pessoa vem e qual o seu pedigree.”
“Venho aqui , e Portugal está igual ao que era nos anos 60…”
Pergunto eu: Não acham que não existe diferença nenhuma entre o que se passava antes do 25A e o que se passa actualmente, não só na música como no resto da sociedade?
Não acham que portugal está tendencialmente mais corrupto do que antes do 25A ?

1 Comments:

Blogger cãorafeiro said...

pedro, como é que era antes do 25 de Abril eu não sei porque ainda não estava cá para ver...

mas que a democracia está completamente minada neste país, está. se fosse SÓ ao nível do governo ou da administração pública, já era grave.
mas o que é mais chocante é que o compadrio, o nepotismo desrespeito pelo mérito pelas capacidades e pelos direitos de de cada pessoa são fenómenos transversais na sociedade em que somos obrigados a (sobre)viver.

apesar de até agora ter-me dedicado sobretudo a questões de política internacional, tenciono dar aqui neste blog alguns exemplos concretos de como a nossa sociedade de sucesso cilindra as pessoas como se fossem lixo.

2:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home