quinta-feira, agosto 18, 2005

ELE SABE DO QUE FALA

« Os economistas são óptimos a explicar o passado, mas péssimos a fazer previsões»

Eduardo Catroga, citado no Diário de Notícias de hoje.

Prezado ex-ministro da finanças de Cavaco Silva:
Há cerca de 5 anos, quando em Portugal se vivia alegremente na ilusão de que
o futuro seria risonho, era eu um jovem estudante, e apanhei na faculdade um professor de ecoonomia que por acaso até percebia de Economia (uma ciência fascinante).

Um dia, este professor resolveu ilustrar as belas teorias que havia exposta àquela plateia plena de jovens sequiosos de conhecimento, e em meia hora desmontou a falácia do modelo de desenvolvimento português. lembro-me perfeitamente. Foi no dia em que foi fixada a cotação do Euro face às moedas do Sistema Monetário europeu (200.482 escudos, lembram-se?).

nesse dia, o velho professor teve a caridade de alertar os futuros desempregados profissionaisque se encontravam na sala para as dificuldades que iriam enfrentar num futuro próximo:
  • que um país sem indústria não tinha futuro;
  • que um país pequeno não podia viver do consumo interno;
  • que a sociedade portuguesa andava a viver artificialmente acima ds suas possibilidades, graças ao juro artficialmente baixo;
  • que os níveis de endividamento que a banca portuguesa tinha face à banca estrangeira eram um barril de pólvora;
  • que vinham aí 'tempos muito difíceis', que não tivessemos ilusões.

Naturalmente, os jovens estudantes não percebiam nada de economia, e de qualquer forma que andava apagar a prestação do carro em que muitos iam todos os dias para a 'escola' não eram eles, eram os pais.

AGORA, NÃO ME VENHAM DIZER QUE O QUE SE ESTÁ A PASSAR HOJE NÃO ERA PREVISÍVEL, PORQUE ERA!

É caso para dizer, plagiando indecentemente o Pedro Silva, A QUEM É QUE ISTO INTERESSA?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto vai interessar aos nossos netos... quando nascerem em vez duma certidão de nascimento, recebem uma certidão de dívida. Até lá, nós vamos apertando (mais) o cinto; eles, os políticos vão gozando a vida e brincando connosco.
julio reis

5:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cãorafeiro:

Foi o avô Catroga o autor da profecia?

É que eu já julguei a economia uma ciência. Há muitos anos.

8:59 da tarde  
Blogger cãorafeiro said...

não, carlos, o autor da profecia é uma pessoa séria, chama-se Prof. eduardo raposo medeiros, e além de ser Professor de Economia e Economia internacional no Instituto Superior de Ciências Sociais e políticas, também trabalha no ICEP. pertence à última geração de economistas que defendiam uma perspectiva humanista da economia enquanto ciência social.

os economistas de agora, e mais ainda os gestores, são uns predadores sem alma, mas nem sempre foi assim. o meu pai era economista e não era assim.

a economia enquanto ciência social é um instrumento de conhecimento imprescindível para o bem-estar da humanidade. simplesmente como ciência, está desacreditada pela sua usurpação ideológica pelo neo-liberalismo

12:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home