quarta-feira, agosto 17, 2005

MAQUIAVEL EXPLICA

PORQUE RAZÃO O ISALTINO, A FÁTIMA, O AVELINO E O VALENTIM
VÃO SER ELEITOS:
DEDICADO AO PEDRO SILVA
«Todos concordam que é muito louvável um príncipe respeitar a sua palavra e viver sem astúcias nem embustes (sic). contudo a experiencia do nosso tempo mostra-nos que se tornaram grandes prícipes os que não ligaram muita importância à fé dada e que souberam cativar, pela manha, o espírito dos homens e, no fim, ultrapassar os que se basearam na lealdade.
(...)
Todos vêem aquilo que pareces, mas poucos têm o sentimento do que és (...). para avaliar as acções de todos os homens, e sobretudo as dos príncipes (pois neste caso não se pode apelar para outro juíz), mede-se o êxito. Se um princípe tiver o propósito de vencer (...) os meios empregados serão sempre tidos por honrosos e louvados por todos, pois o vulgo só julga pelo que vê e pelos resultados. Ora, neste mundo só existe o vulgo, e a minoria não conta quando a maioria tem em que se apoiar.»
É assim, sempre foi assim, e vai ser sempre assim. PORQUÊ? Porque na hora da caça ao voto, as nossas elites (deixem-me rir) instaladas nos aparelhos partidários não tiveram o menor pudor em ir buscar gente muito pouco recomendável, e em alimentar o caciquismo tipicamente feudal. Leram Maquiavel, mas não perceberam nada!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O povinho está farto de partidos.
Se eles se candidatam "contra os partidos" então já ganharam.
julio reis

5:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cãorafeiro:

Excelente post. Merecia outra divulgação.
Parabéns.

7:23 da tarde  
Blogger cãorafeiro said...

obrigado pelos comentários!

pedro: não, leram apenas umas citações , e acharam que bastava!

2:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home