segunda-feira, junho 27, 2005

Um equívoco eleitoral

1.O sr. joão soares.
O sr. joão soares parece que vai ser o candidato do ps à C.M Sintra. Deste personagem retenho uma coisa que me meteu muita impressão há perto de 4 anos atrás. Algures na campanha eleitoral para lisboa ,em campanha eleitoral,quando perdeu as eleições para o sr lopes AKA guerreiro-menino, houve um ???comicio??? nos passos do concelho; onde todas as pessoas ligadas à candidatura do sr.soares estavam. Uma dessas pessoas era o sr. vasco gonçalves ,falecido recentemente.
Durante o ???comicio??? o sr V. gonçalves foi convidado a dizer umas palavras aos lisboetas. Entusiasmado ,regurgitou:"fascismo nunca mais" ,democracia , liberdade, etc e tal...(o sr joão soares ficou delirante com o "boost" ali aplicado).
Tudo valores muito estimáveis. É certo.
Mas, do ponto de vista de uma campanha eleitoral os automobilistas lisboetas que demoram 1 hora e meia(só) a chegar a lisboa via 2ªcircular tem(tiveram) alguma dificuldade em entender esta "mensagem eleitoral". Só para dar um exemplo.
Ou seja: a mensagem de campanha estava completamente desadaptada dos reais problemas de quem votava em lisboa.
Na altura ,e apesar de não morar em lisboa ,confesso que me senti perplexo,(para não dizer abismado ,estarrecido,e com vontade de tomar anti-depressivos em caixas de 50 unidades) com esta técnica estratosférica de campanha eleitoral.
O sr. joão soares que partia,claramente na frente ,nas sondagens , porque foi um nabo;perdeu!
O tempo passou e ,2 anos mais á frente, o sr. joão soares ,teve uma premonição de indôle mistíca:iria ser o candidato a lider do ps ,(dado que o sr.soares é muito importante para si mesmo) e venceria .
A partir dessa vitoria ,o limite eleitoral era alpha centauri , nos limites exteriores do sistema solar.
No congresso para eleger o novo lider do ps o sr.soares teve 3 % dos votos. Foi à tangente.
Agora ,qual fénix renascido das cinzas o sr.soares regressa para se candidatar por sintra.
Mais: até irá , sózinho e desarmado ,terminar com os problemas de segurança da linha de sintra. Ontem deu na televisão. Se deu na televisão ,é porque é verdade.
Vasto programa , digo eu.
É claro que a linha de sintra vai até lisboa e até à amadora,mas ,como se vê o braço justiceiro do sr. soares parará nos limites da fronteira da amadora. E exercerá justiça rápida.
Mas o que me espanta aqui é o seguinte:o sr soares já foi presidente de lisboa ,uma cidade maior que sintra ; já quis candidatar-se a lider do ps,um cargo que ,eventualmente lhe poderia dar a liderança politica do país; e agora ,contenta-se com esse aparentemente ,menor cargo em sintra?
Em sintra está o sr. fernando seara ,uma personagem que inspira tanta solidez a um eleitor como um equilibrista perneta.
Mas , bolas , isto não parece ser antes uma maneira de arranjar um lugar ao sr.soares ,em nome dos relevantes serviços por este prestados ao partido? pergunta-se?
Serviços esses que foram ,o candidatar-se a secretário geral e ter obtido 3% de votos;e ainda; ter pegado/obtido o lugar do sr .sampaio quando este saiu a meio do mandato para ir até bélem deixar-nos em estado de choque durante 10 anos.
Mas porque é que o ps se sujeita a isto? e apresenta um candidato destes?
2.O sr.fernando seara.
O sr seara ,pelo seu lado ,quando ganhou as eleições apresentava-se com um sólido programa eleitoral. Dizia às pessoas/eleitores a seguinte mensagem revolucionária e subliminar : "votem no careca do benfica;aquele que vêem na televisão". Era este o principal argumento de campanha, um argumento futebolistico - capilar - audiovisual.
Como o sr.seara estava a concorrer contra o pior presidente que alguma vez passou por sintra nos ultimos mil anos;a sra edite estrela ,o sr.seara, ganhou a eleição , quase folgadamente ,diria.
Ainda bem que ganhou. Digo eu, venenoso.
Depois de ter ganho ,que se visse (mas posso estar enganado),nada mudou e muitas das asneiras que a sra.edite estrela concebeu,planeou e desenvolveu , continuaram como estavam.Ou seja, o sr seara está a comportar-se ,de forma a quase implorar que o derrotem tal a inépcia que demonstra...
Do ponto de vista prático não gosto nem de um candidato,nem de outro ,portanto...é igual ao litro.Mas adiante que se faz tarde.
3.O combate cósmico.
Agora em sintra vamos ter uma luta titânica entre o candidato sólido e consistente como um equilibista perneta, contra o justiceiro solitário e desarmado.
Entre o candidato FCA(futebolistico -capilar - autârquico),e o canditato aspirante a batman ,o combatente do crime.
Entre a aerodinâmica frontal occipital e o batman que ressurge,vindo da sua caverna de gothamlisboa.
Meliantes da linha de sintra,peçam santuário a partir da fronteira da amadora. Voçes não escapam! Os dois titans autárquicos estão à solta...
Run for your lives...

3 Comments:

Blogger SATANUCHO said...

entre um benfiquista e um rabeta.....
EU EMIGRAVA

9:01 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

calma amigo , eu sou um animal de habitos , só posto em casa !!!!
por isso só á noite me apanham , o que até é mais lucrativo, assim destilo odio o dia inteiro e chego aqui é só largar bujarda.
«destilo odio» que musica mái linda

é verdade sou lagarto até à morte

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Satanucho, és um tipo com sorte, nem a fatima presiças d'ir!Quando escrevêste que levavas um tabéfe na escola e ficavas contente, tens aqui um homonimo, que vai ser expulso Léon Mugesera ao seu pais d'oregina o Rwanda. O seu curriculum vitae..incitaçâo ao morte, chacina, crimes de guerra,racismo,e mais. Nem as rézas do bento vâo salva-lo de apanhar, tôda uma ,antes de ser enviado onde numca devia ter saido. PS agora conpreemdo-te, no teu lugar éram dois bingos em vês d'um

3:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home