domingo, junho 26, 2005

A quem é que isto aproveita - 2

Na sequencia do post anterior, com este mesmo título ,uma simpática cidadã que postou um comentário,afirmou que eu até estaria entretido a observar o que está lá descrito.
FOI ,sem dúvida uma ironia. Bem feita, por sinal.
Isto porque o simpático entretenimento durou 1 hora e 40 minutos. Como parece que este blog é interactivo(antes isso,que radioactivo),eu decidi pegar no comentário da simpática cidadã e continuar a descrição desta odisseia; dado que,no primeiro comentário, não consegui descrever tudo em pormenor .
Também lá estava ,no centro de saúde, o meu amigo Armando, com a mulher e o filho de 3 meses para a consulta com a médica de familia , para que esta analizasse, filosóficamente, o rebento, o seu crescimento neste mundo poluído... e determinasse qual era a marca de flocos de cereais de carne de porco adequada para o rebento ; ou qual não era a marca de sumo de beterraba adequada para o rebento.
Já há perto de duas horas ,acrescente-se.(esta frase é puro veneno verdadeiro).
Eram dois assuntos a tratar(pelo menos).
Quando finalmente as filas de espera e a poeira cairam - a mulher tinha ido tratar de um assunto (assunto 1) relacionado com o rebento, noutro guichet,e ,disse-lhe para ele ir resolver o outro assunto( assunto 2) - ele , finalmente,teve ordem de soltura para ir até ao guichet admnistrativo oficialmente designado ,pelo "Alto Comando" burocrático da extensão de saúde ,para se efectivar o acto que ele pretendia fazer, em prol do rebento.
Chegou ao guichet, garboso e altaneiro e ,toda agente já tinha sido atendida, logo, enfrentou o dragão e disse ao que ia.
A funcionária, em resposta, mandou-o ir até à portaria , até ao aparelho das senhas que determinam a ordem de chegada ,e instruiu-o ,vigorosamente, a voltar com uma senha de cor verde - a que correspondia aquele guichet em questão.
Sem a qual não seria atendido. Ordens superiores.(ou de qualidade inferior, acrescento eu ,venenoso...)
O meu amigo avançou, intrépido, até à portaria,capturou ,com risco de vida, uma senha verde,e voltou rapidamente, a galope, para o guichet onde tinha estado antes. Correndo o risco de atropelar vários cidadãos seniores ,que estacionavam ,languídamente, nos corredores.
Não, sem antes, passar por mim e me confidenciar que há 2 anos que já não ia até ali , mas , só pelo dia de hoje , isso já o estava a fazer passar.(ele recordava-se das últimas vezes que lá tinha ido e pensava que algo já teria mudado...infelizmente não).
Ou seja: perto das 11 horas da manhâ já tudo foi atendido ,e chega ao centro de saúde um cidadão. Ninguém está ao redor do castelo, perdão , do guichet.
Os cidadãos seniores estão , acamados, perdão , acampados nas suas cadeiras à espera que sejam chamados para as consultas.
È, é preciso ir até à maquina das senhas buscar uma senha nova.
Evidente ! Apodíctico! Óbvio!
(Nesta altura é recomendável,às 27 pessoas que consultam este blog, o visionamento cinematográfico de filmes ou séries dos monthy pithon, para uma melhor compreensão do fenómeno - qualquer semelhança será pura coincidência...)
À SÉRIO:
Quem é que define que este tipo de alucinação burocrática, no atendimento com os utentes,deva existir?
Quem é que ganha em criar um sistema burocrático estatal,sem justificação alguma para este existir,que prejudica a celeridade no atendimento dos utentes?
Quem é que cria um situação em que o funcionário que atende ou é incentivado a ser incompetente , pelo sistema (des)organizado em que trabalha ,ou é incentivado a ser impotente,como no post anterior ,onde descrevi tal?
A quem é que isto aproveita?
À esquerda? À direita?
À quem é que isto aproveita?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois...teve sorte em ter estado 1.40, eu passei das duas horas.

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando no dia que a malta esteja farta de encher os bolsos a esses porcos..tu vais ver que a atitude deles vai mudar, é o vosso dinheiro que serve a que eles vos escravisem. UM SO 9 MILIMETROS CHEGA PARA QUE ELES SE CAGEM COMO UNS COBARDES QUE SÂO

11:53 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

ó meus amigos , isso para mim são trocos , precisei de uma consulta de dermatologia nos açores e sabem qual foi o resultado ? tive de ir a portugal ao médico.
alias vou editar a minha historia para verem como foi

12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home