segunda-feira, junho 27, 2005

CRÓNICA AÇORIANA AFRICANA

Moro num pais africano chamado Açores, este pais é como todo os países africanos só que os habitantes são brancos, ..... bem, mais ou menos.
No principio deste mês de Maio (este pormenor da data vai ser muito importante lá mais para o fim da crónica, lembrem-se) aconteceu-me aquilo que ninguém quer que lhe aconteça quando se vagueia por estas paragens exóticas . Não, não foi um tsunami, apesar de também aqui haver actividade sísmica ( que é como todas as outras coisas açorianas: de valor insignificante e sem interesse nenhum), não , o que me aconteceu foi que precisei de.... Tcham tcham tcham
tcham ......
UM MÉDICO ! ! !
Aqui à uns anos costumava surfar ( bem, rastejar é mais o termo e por duas razões o primeiro é que a prancha era de bodyboard e o segundo era que com este barrigão mais pareço um elefante marinho que como toda a gente sabe é um animal rastejante) num outro pais africano chamado Costa da Caparica, país de língua oficial brasileira e onde em tempos moravam muitos portugueses. Acontece que na pratica de uma das duas actividades desportivas que pratico ( bodyboard e kaipiroska) apanhei um fungo na pele que me dá umas comichões do caraças, e como todo o bom portuga fui ao medico assim que pude, um ano e meio depois e pior ainda num pais estrangeiro. Como tenho jeito para línguas e falo açoriano razoavelmente lá fui marcar a minha consulta.
Aqui caro leitor começa mais uma daquelas sagas Kafkianas onde eu tropeço dia sim dia não. tendo esta ilha mais ou menos a população de cascais , calculei que haveria tantos dermatologistas aqui como na vila de onde eu venho , ou seja uma dúzia deles mais coisa menos coisa . E ai o leitor pensa : mas este gaijo é parvo ??? já lhe aconteceram tantas e ele ainda acredita em milagres??? É verdade, acreditei !!!
A minha saga começou cedo, quando perguntei por um dermatologista logo me disseram que não era um, mas uma, e que não eram uma, mas duas, DUAS para a ilha toda. Aqui perdi logo a esperança e preparei-me para uma odisseia, epopeia ou lá o que é. Enchi-me de coragem ( devia era ter-me enchido de valiums) e lá fui marcar a consulta.
Quando lá cheguei tinha à minha espera uma recepção das antigas, alta e com duas empregadas sentadas em pequenas cadeiras por trás, uma daquelas em que a gente se tem de debruçar muito como se estivéssemos a espreitar para dentro de um poço.Sentados na cadeira estavam um par de olhos de charrouco que não agouravam nada de bom. E logo hoje que me tinha esquecido de tomar os meus comprimidos para a funcionarite publica, essa alergia crónica que me ataca a intervalos regulares. Disparei logo: quero uma consulta de dermatologia ! ! ! (às vezes o elemento surpresa resulta, pelo menos nos filmes).
Ai o tempo parou.......... e os olhos de charrouco levantaram-se lentamente, MUITO lentamente e olharam-me por detrás daqueles indescritíveis óculos como só o Clint Eastwood sabe olhar, naqueles filmes de cóbois sabem ? Quando olha por detrás do chapéu, cospe o cigarro e mata três maus só com uma bala?? Foi assim que ela me olhou, e era parecida com o Clint Eastwood também, pelo menos o bigode era igual. Confesso que tive o impulso súbito de me ir embora, os olhos de charrouco e as sonoras gargalhadas da assistência ao ouvir o meu pedido já me tinham convencido do inevitável mas como também não tinha mais nada para fazer resolvi ficar. Não trazia presentes para os deuses (recepcionistas) não era amigo de pessoas importantes na terra (recepcionistas) nem tinha laços familiares (já sabem com quem), por isso estava condenado.
A RESPOSTA: - Bem, isto é assim: (a frase fatal que todos nós gostamos de ouvir da boca de um funcionário publico. Este princípio de discurso nunca trás nada de bom, ou melhor, é sempre prenuncio de boas e más noticias, boas para o funcionário que vai ter o prazer de mais uma vez torturar sadicamente o utente incauto e más para nós claro)
-A Dótôra só vai dizer quando é que se pode vir marcar consultas quando vier de férias. (neste momento passa-me a doutora ao lado e eu começo a desconfiar desta historia das ferias)

E eu inocente (urso), armado em anjinho pergunto-lhe: Então quando é que a Doutora vem de ferias?? - No fim de Julho !! (fui busca-los com uma grua) E eu que para sádico só me falta usar óculos, e charroucos deste calibre como eu ao pikeno almoço disparei logo a resposta à queima roupa : -AI É ??? ENTÃO DEIXE ESTAR QUE EU VOU AO MÉDICO A PORTUGAL ! ! !
Para filho da puta , filho da puta e meio. Calei o consultório inteiro e ainda sai vivo para contar a história. Peguei na merda do telefone e liguei à medis, já que tinha viagem marcada para a Portugal na semana seguinte juntei o útil ao agradável , atendeu-me uma enfermeira muito competente a quem descrevi os sintomas e logo marquei consulta para o dia que quis, às horas que me apeteceu e no hospital da minha escolha, no caso , o CUF DESCOBERTAS, apeteceu-me, nunca tinha lá ido e resolvi experimentar Dia 20 de Maio pelas 10h00 lá estava eu preparado para mais uma seca, mas não !!!! Esperei 5 minutos na recepção (onde não haviam charroucos) fui muito bem atendido por uma recepcionista muito simpática e prestável, aguardei mais 10 minutos pelo médico e às 10h40 (tinha a coisa marcada para as 10h00) já estava cá fora despachado e de novo a sentir-me como um ser humano. Fui magnificamente atendido por todos e fiquei com pena de saber que ainda há portugueses que são tratados como gado e gostam.
E pensar que estes gaijos passam a vida a ameaçar-nos com a independência... Onde é que andam esses tsunamis gigantes quando um homem precisa deles???

5 Comments:

Blogger SATANUCHO said...

a unica razão pela qual estes gajos ainda são e serão sempre portugueses é a base das lages meus amigos, o resto é tretas

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em passeando a lêr as noticias, vi ésta engraçada.No Rwanda foram batisados 30 BÉ-BÉS Gorilas! O Governo espéra que esta moda continua,para que se desenvolva o turismo!A maior parte dos nomes,é Soleil,Joie,Cadeau.Ao lado absoluto..verdade,um anuncio.The New Life Mission.A fim de estender a fé de deus,com o batismo de jesus cristo,e bla bla bla,o sitio é www.bjneewlife.org

11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o que é mais giro, é que os açorianos usufruem de um privilégio em relação aos continentais, que se chamaregime especial de acesso ao ensino superior, que permite a alunos dos açores entrar para medicina com médias bem mais baixas... o que se justifica com a necessidade de desenvolver o arquipálogo e corrigir as injustiças...

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah, e quanto ao maravilhoso atendimento no CUF descobertas, não se iluda, é só cosmética, se lhe correr alguma coisa mal eles chamam uma ambulância do INEM e mandam-no para o Hospital de Santa Maria, que a margem deles não dá para aturar moribundos, só coisas ligeiras.

5:14 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

Por acaso até concordo com essa das medias , há muita falta e médicos por aqui e os incentivos para a fixação são ridiculos , (a minha irmã quando me vem visitar paga os bilhetes de avião MAIS baratos do que eu que tenho estatuto de residente).
Se for para os formados voltarem e se fixarem cá acho mesmo uma medida espetacular porque portugues verdadeiro dá em doido neste atraso de vida

8:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home