terça-feira, julho 19, 2005

ESTAGIÁRIOS FORAS DAS ESCOLAS.

Bem, excepcionalmente muito bem, a ministra da educação. Enquanto pai e encarregado de educação que tem sentido na pele os efeitos dessa corja na turma da minha filha, só posso aplaudir. Talvez assim a professora possa dar aulas e eu poupar no dinheiro da explicadora. Os interesses dos futuros funcionários públicos não se pode sobrepor aos interesses dos alunos. Será mesmo?

17 Comments:

Anonymous João Dias said...

Essa corja são os futuros professores, a não ser que arranjem um laboratório donde os estagiários saiam de lá professores.
O estagiário é como um professor em aprendizagem, algum dia vai ter de começar a aprendizagem, se vai começar sem orientação pode ser ainda pior...mas por um lado os problemas que os orientadores criam aos estagiários tb ficam de lado.

11:52 da manhã  
Anonymous oscar pinto said...

pois... concordo com o joão nesta matéria.
o estágio é fundamental para a formação dos professores, e tal como noutro estágio qualquer deve ser pago.

agora se se queixam do suposto excesso de professores, que reduzam as vagas.

11:56 da manhã  
Blogger Pinto Ribeiro said...

pois é...o corporativismo a funcionar. meus senhores. 2 COMENTÁRIOS. e alguem falou dos alunos?...pois é. eu fui professor 15 anos e nunca precisei de estágio.

12:05 da tarde  
Anonymous oscar pinto said...

caro pinto ribeiro,

para se ser professor convem ter-se alguma experiencia, se tu tiveste bons resultados e estava tudo muito bem, os meus parabens. agora com a educação não se brinca.

os alunos não podem ter um papel passivo neste assunto, eles não são apenas agentes passivos neste processo todo. tem de haver um intercambio até porque a forma como aluno e professor interagem é importantissimo para a educação.

os alunos não são coitadinhos e vitimas indefesas. em vez de colocar as pessoas em diferente barricadas e se atuassse de forma a criar um processo dinamico e continuo. quer dizer os alunos e professores na pratica estão a puxar para o memo lado. uns ensinam os outros aprendem.

12:15 da tarde  
Anonymous João Dias said...

Não podias estar mais enganado pinto ribeiro...sou aluno de engenharias e vou passar a ter estágio...além disso sou aluno e nem sequer falei dos meus interesses...esse corporativismo ficou em águas de bacalhau.

12:18 da tarde  
Blogger Pinto Ribeiro said...

a minha filha não é coitadinha porque eu tenho o dinheiro para pagar à explicadora.João: entra numa escola e vais ver como o bacalhau nada e de boa saúde. bem vivinho...

12:22 da tarde  
Anonymous João Dias said...

Que o corporativismo entre professores exista é uma ideia que claramente não contesto...mas a cusação era para mim e para o Oscar.
Apesar disso os professores são dos poucos que não tem ordens e isso para mim é uma forma mais democrática de se exercer profissões. Eu bem sei que a "ordem" gasta.

12:31 da tarde  
Blogger Pinto Ribeiro said...

não era para ti, especificamente. e não tem ordem mas tem " sindicato"....

12:40 da tarde  
Anonymous João Dias said...

Eu sei que têm sindicatos e eu sei também as grandes diferenças entre ordem e sindicatos...apesar de não gostar dos sindicatos de professores.
Os sindicatos supostamente servem para defender os direitos dos professores quando estes estão a ser lesados...a ordem serve para isso e para tomar decisões sobre as carreiras, algo que, na minha opinião, não lhes compete e carece de democraticidade e favorece jogos de interesses.

12:47 da tarde  
Anonymous oscar pinto said...

o joão tem razão.

caro pinto ribeiro,

se vê a sua filha a ser lesada fale vá ter com a professora e diga o que tem de mudar.
caramba ainda somos pessoas, e não é só sacar do cheque...
e como disse é preciso uma ligação pai professor aluno, o professor tem o dever de o ouvir.

faça-se ouvir tambem tem a associação de pais, ela existe por alguma razão, queixe-se, mande vir... tome redeas do que se faz nas escolas, intervenha, mas não transforme isto num nós contra eles.

1:13 da tarde  
Blogger Pinto Ribeiro said...

ó Oscar eu não falo com a escola da minha filha. dei-me mal em falar. não consigo transferência e a escola gosta muito pouco de pais com ideias. aliás eles gostam pouco de pais perto da escola. já meti uma inspecção lá mas não resolve. nada. sei que ela tem estagiárias à 2ª, 3ª e 4ª onde não faz rigorosamente NADA. depois vai aprender a matéria para a explicadora. a maioria dos pais tá feliz. os professores são companhia que dispenso. e como critico e ainda por cima mandei retirar os crucifixos das salas de aula...mas o meu grande cavalo de batalha têm sido precisamente a presença da merda das estagiárias. elas prejudicam objectivamente a aprendizagem da criança e eu, a bem ou a mal, tenho de levar com elas. alternativa? um colégio católico?. pois.

1:40 da tarde  
Anonymous João Dias said...

A minha irmã teve estágio este ano e os alunos mostraram claramente que simpatizavam mais com a estagiária do que com a professora. Inclusive em termos de competência professional e não deve ter sido graxa porque continuam a falar com a minha irmã pelo messenger, além disso era graxa despropositada visto que a avaliação acabava por ser poder final da professora.
E o que eu quero dizer com isto?
É que partir dum caso concreto para tirar ilações sobre uma questão mais alargada pode dar juízos infelizes.

1:59 da tarde  
Anonymous oscar pinto said...

já dizia um filosofo, alternativa não existe, existem alternativas, no plural.

a escola não é um local fechado, nem deve ser, se os maiorais da escola são assim, toma-se acção pelos proprios meios.
e doa a quem doer...
se eles gostam pouco de pais perto da escola, e eu sei que pode parecer um tanto ou quanto dramatico, então insurjam-se façam entender quem fala porque fala e com que direitos. protestem...não deves ser o unico pai que pensa assim.
escrevam para todo e qualquer lado, pois a questão é mais grave, não é só a uma pessoa a ser prejudicada mas pelos vistos todas e é preciso dar isso a entender.

o mal aí não é só das estagiarias e dos professores, mas tambem dos pais que estão contentes com isso.

para grandes males, grandes remedios. é preciso ser radical no que toca a esses assuntos.

2:17 da tarde  
Blogger Pinto Ribeiro said...

eu bem tento, nós tentamos...

2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

3:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[url=http://pdw2010.uoftpharmacy.com/]Where Can I Order Generic Viagra[/url]

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home