segunda-feira, julho 18, 2005

ESTÃO ABERTAS AS HOSTILIDADES.

O PORKO É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porko que é porko, é da direita

10:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sobre a esquerda e a direita, eis aqui a minha posição:

I'm sentimental, if you know what I mean

I love the country byt I can't stand the scene.

And i'm neither left or right

I'm just staying home tonight,

getting lost in that hopeless little screen.

But I'm stubborn as those garbage bags

that time cannot decay,

i'm junk but i'm still holding up

this little wild bouquet.

(leonard cohen, Democracy, 1992)

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Porko não é de esquerda, nem de direita !!! O Porko é do Curral....Verdadeiro, único e legítimo representante da sua população.... (para alé de ser o Grande Educador da Classe Porcina)

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu seria de esquerda, se tal coisa ainda existisse. mas sou obrigado a constatar que não existe.

e como não existe a esquerda, e tendo em conta que o posicionamento esquerda-direita é meramente relativo (basta olharem-se ao espelho, que a esquerda se transforma na direita e vice-versa), então a direita também não existe.

só existe o capitalismo selvagem, a que uns chamam liberalização e outros ultra-liberalismo.

na prática, isto significa que não somos cidadãos, somos apenas consumidores, e a nossa liberdade de escolha restringe-se a podermos decidir se lavamos a roupa suja com skip ou com ariel.

11:39 da manhã  
Blogger SATANUCHO said...

o PorKo é de esquerda às segundas , quartas e sextas e de direita às terças, quintas e sabados. Encerramos ao domingo para descando (curar ressacas) do pessoal.

Ass. Agerencia ( que escreve à 3ª 5ª e sab.)

12:14 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

UMA COISA VOS GARANTO .....
O PorKo não é nem quer ser barnabita .... dasse!!!

12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou com o satanucho!!!!!!!!!!

12:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu penso que o porko é aquele que não se acomoda, aquele que pode e deve questionar tudo, sem tabus...

aquele que está farto de opinion makers e ao ponto que isto chegou.

eu situo-me, e já devem ter reparado, na extrema esquerda ou esquerda libertária. e não comecem já a coçar a orelha ao ouvirem a palavra extremista nem a fazerem comparações com outro tipo de extremistas a que os moralistas da zona nos habituaram, com a sua adoração pelo centrismo (leia-se estado de coisas).

a grande diferença é que eu tenho uma compreensão diferente do estabelecido.
tenho uma compreensão da liberdade diferente do estabelecido, e considero que se vive numa democracia fantasiada, pois a liberdade individual de organização segundo os seus ideais é sujeita a uma vontade de uma maioria, sob o pretexto dessa massa uniformizada e sem cara que é a nação e o "povo", que tem tendencia a tornar-se numa minoria. é o autoritarismo omnipresente e encapuçado.

para mim a liberdade só existe com o individuo não com massas amorfas de individuos que a unica coisa que tem em comum foi terem nascido no mesmo local e ser uma consequencia do passado.

12:59 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

OSCAR PINTO:
estás no bom caminho, ainda havemos de fazer de ti um bom facho.

1:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol

não é bom nem é mau, é um caminho possivel...
não sou detentor da verdade nem nunca a reclamei, apenas tenho na consciencia que a verdade é consequencia da realidade que se vive e que a sustenta, eu apenas tento questiona-la e formar o meu pensamento o mais coerente possivel.
posso estar errado e darei o braço a torcer caso o esteja.
posso não concordar com a tua perspectiva, assim como tu de certo não concordas com a minha. respeito isso e estou aberto à discussão, mas não deixarei de a questionar.

2:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois é, o blair faz cá falta!

óscar: essa de seres de extrema esquerda libertária vai passar-te com a idade! não sei porquê, mas deconfio que estudas no iscte! ou na nova!

eu era de esquerda porque achava que seria importante que o estado assegurasse serviços públicos com dignidade, como as escolas e os hospitais, e que zelasse pelos bens públicos tangíveis e intangíveis (desde a qualidade da água e do ar à paisagem e à solidariedade necessária a uma certa coesão social).
achava e continuo a achar. só que a esquerda não existe, ou melhor, não pode governar nesse sentido, porque o sistema está minado.
e é particularmente doloroso ver a «esquerda moderna» a participar activamente nesse processo de minagem, ainda por cima usando de forma perversa a retórica da defesa do estado social.

também sou individualista como tu, e também detesto a ideia de nação, uma aldrabice inventada em 1648 em vestefália, e que só tem servido para alienar as pessoas e pô-las a matarem-se umas às outras.

mas lá que é bom sentirmos que não estamos sós, que temos alguma coisa que se traduz em afinidade com outras, pertencermos a uma comunidade, nem que seja ao clube de colecionadores de conchas lá do bairro, lá isso é! o individualismo tem os seus limites!

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oscar, sendo assim voçês aturan-me porque eu falhei na Faculdade de Cacilhas,né verdade? Se é assim vou começar a escrever em Turco,ok

2:26 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

é curioso...o cão rafeiro é de esquerda pelas mesmas razões que eu sou de direita.. go figure...

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tabernacle, parem de chorar gang de fi-fis ,endomingados,uma crosse ou é uma crosse,ou nâo é? Perguntem aos vossos deputados?

2:32 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

já dizia o filosofo que todo o homem coerente é de esquerda aos 18 e de direita aos 40 , eu , a meio caminho já me deixei de cravos à janela à muito tempo.
Acho é curioso que a esquerda reclame como seus , valores que são universais

2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro cãorafeiro,

eu apenas me cingi ao que se assume ser esquerda e direita, sei muito bem que isso hoje é de dificil distinção.

a nomenclatura "extrema esquerda", é a nomenclatura usualmente dada.

eu concordo é com esquerda libertária, pois isto já demonstra a difereça de pensamento dentro de um mesmo assunto. a forma como uma pessoa de "esquerda" compreende um ideal tem nuances da forma como uma pessoa de "direita" a entende. o mesmo se passa entre os autoritarios e os libertarios.
e a historia, ao contrário do que se diz, não acabou.

essa questão do não nos sentirmos sós, nem se põe. existiram, existem e sempre existirão comunidades a que pertencemos, uma coisa não é contraditoria com a outra.
a cultura, a lingua etc e tal é possivel de manter, o multiculturalismo sempre existirá, alias é saudavel e recommenda-se. a "crioulização" da mesma é inevitavel, ela sempre foi crioulizada e não será agora que as coisas vão mudar.
a unica coisa que muda é a forma como se entende a sociedade e nos organizamos em sociedade, e isso tem mudado ao longo dos tempos.

será esta a forma mais correcta?

eu não acho.

2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro calhordus,

permita-me discordar consigo... uma coisa não tem a ver com a outra. talvez tenha sido mal interpretado, mas leia o comentario que eu fiz ao cãorafeiro.

2:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e não ando no iscte, ando numa faculdade publica do porto e moro num bairro social.

2:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

extrema direita é diferente de direita libertária.

existem libertários de direita, existem imensos autores e pensadores dessa área, e se calhar muito gente o é e não o sabe.
tem sempre na ideia a conjugação de extrema com libertario e são coisas completamente diferentes.

sou de esquerda libertaria, se lhe quiserem chamar extrema estejam a vontade.

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Oscar, eu tambem fui jovem, e os valores guardos justo a morte! A medida que envilhecia, as desiluçôes acomulavam-se,e mesmo quarenta anos depois,a maneira como trataram um homem que merecia respeito: Cabral so via nos blog da esquerda, ofensas! E nâo éram feitas, por ignaros..ainda hoje no Diario Ateista, quando faço uma referença, que seja da esquerda ou direita quase que me querem comêr. Os amigos Pinto Ribeiro e Satanucho sem me conhecêr..vem a minha defêsa.OK estamos aqui para nos devertir, e guardamos com respeito as tuas opçôes .

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho desilusões praticamente todos os dias, basta-me abrir a pagina de um jornal ou ligar a tv.

já disse e volto a dizer, não estou aqui a julgar ninguem, apenas estou a dar a minha opinião e respeito as vossas.
vocês acreditam na democracia representativa, eu na democracia participativa.

acredito que esta ultima é a forma mais livre e democratica de organização, na qual não há imposição de modelos de sociedade aos individuos e em que as liberdades de organização são respeitadas em pleno. não quero criar guetos, apenas uma sociedade organica de individuos livres que exerçam os seus ideais e ideias livremente, sem constrangimentos.

e já dizia um francês, "meu amigo não concordo contigo, mas farei tudo para que a tua voz seja ouvida."

estejam cientes que os primeiros que levantarem a voz com ideias totalitarias (diferente de autoritarismo), eu serei o primeiro a fazer-lhes frente e a defender as vossas opiniões.

agora, no que toca ao libertarianismo e autoritarismo as nossas convicções são diferentes. e não é por isso que vou menosprezar as vossas opiniões, assim como não quero que me vetem para o iscte, e para o extremismo.
acima de tudo respeito as pessoas e a liberdade, estou confiante de que mais tarde ou mais cedo haverá a necessidade de mudança, mas esta mudança dar-se-á livremente e por vontade propria dos intervenientes.

3:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não ponho a questão nesses termos, dou alusão a este excerto, embora a opinião do autor seja subjectiva quanto às individualidades, eu concordo:

"Ninguém se deslustra com ser anarquista; são-no algumas das maiores individualidades da atualidade; H. Spencer, Kropotkine, Eliseu Reclus, Tolstoi, Ibsen. isto é, o maior sociólogo, o maior apóstolo da liberdade, o maior geógrafo, o maior cristão, o maior dramaturgo. De maneira que: ou o anarquismo é uma utopia formidável ou uma fatalidade social". (Dr. Silva Mendes - tese de doutoramento na Universidade de Coimbra).

para mim é uma fatalidade, e porquÊ? porque temos toda a capacidade intelectual e material para isso acontecer.

mas aqui está, ninguem sabe que a liberdade não é uma coisa pacifica, estatica, nem garantida, não é delineada de 4 em 4 anos ou de 5 em 5 anos, no fundo é isto a que a democracia actual se resume.
liberdade não é a resignação de aceitar uma opinião maioritaria, ou legar as nossas decisões para outras mãos, requer muito trabalho, esforço e acima de tudo CONSCIENCIA.
a liberdade conquista-se dia a dia.

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

direita libertária não existe.

4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o unico problema, e este sim é real e impeditivo disto, é a educação.

as pessoas não são educadas para pensar por elas proprias:

a filosofia é uma treta e dada mal e porcamente (no stndio negatico da palavra).

os individuos são tratados como gado.

o resultado da educação actual é pura e simplemente a criação de tecnicos e burocratas de alto estofo, os que se integram os outros são criminosos. individuos muitas vezes sem valores e ideais verdadeiros, apenas cartilha partidaria e mentalidade de tribo.

4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

óscar, desculpa lá, não quis ofender-te ao dizer que estudavas no iscte... é que nas casas de banho do iscte encontram-se coisas escritas nas portas muio parecidas com o que tu disseste.

mas acho que tens a cabeça cheia de ideias feitas.
eu também, mas estou a fazer um esforço para as desconstruir.

por isso é que disse que era de esquerda. neste momento recuso-me a definir-me nessa dicotomia, porque ela é meramente aparente, para nos dar a ilusão de alternância.

cuidado com as utopias... eu també estou à espera de uma sociedade diferente, mas tenho a noção de que espero um milagre.

aconselho-te, se me permitires a impertinância, que dês uma olhada nos ensaios políticos do vaclav havel, publicados pela bertrand. principalmente o primeiro, uma palavra sobre a palavra, que é pequeno, e outro, chamado o poder dos sem poder.

tudo escrito enquanto o homem era um dissidente.

peço desculpa se em algum momento tive um tom de alguma forma paternalista. não era a minha intenção.

onde eu queria chegar, vejam o excerto do leonard cohen que pus lá em cima, é que esta discussão apenas serve para dar crédito a um sistema político em que não nos sentimos bem.

as pessoas que aqui escrevem, de uma forma ou de outra, estão fora desse sistema, as que estão dentro não vêm em nós nada de interessante. apenas nos devem achar uns idiotas armados em intelectuais alternativos, a puxar para o ordinário. por mim, ainda bem.

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois, os outros também se diziam socialistas (nacionais, não obstante)

Podem ser o que vos apetecer. Eu, por exemplo quero ser anarcoburguês!

5:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois, mas a verdade é que enquanto o regime comunista vigorou, não fez como outros, podia ter-se ido embora e não foi. mesmo sabendo o que lhe estava guardado.
enquanto pessoas como o kundera por exemplo andavam por aí a fazer-se de vítimas, no bem bom.

quanto à actuação como presidente, fez o jogo dos eua, o que é natural, os gajos não vão lá muito à bola com os europeus, é só interesse.

e quanto a ser burguês, não acho que lhe tenha ficado mal assumi-lo. por ser burgês é que se tramou.
eu não sou burgues, mas também não sou proletário, não tenho classe social definida, por isso é que digo que sou rafeiro, porque não me enquadro em nenhuma delas, e aliás nem eu nem a minha família, mas nada me irrita mais do que as pessoas que negam as origens, e se tentam passar por aquilo que não ~são, desde os que se armam em queques, aos que se armam em activistas do bloco de esquerda.

7:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não vivo num bairro social nem num suburbio, e então, nem por deixo de sentir que esta sociedade é uma merda. mesmo que ela me proporcione conforto material.

7:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro cãorafeiro,

não tens nada que pedir desculpa, não fiquei ofendido.

vou tentar ler o que tu recomendaste. obrigado.

caro pinto ribeiro,

o anarquismo está presente na história de portugal, até no combate ao fascismo, mas disso ninguem fala. não é moda...

existem socialistas libertarios ou anarco comunistas e usa-se a mesma formula desde sempre: propaganda e o anarco-sindicalismo. no anarco sindicalismo dá-se educação libertária etc.

pessoalmente, sou socialista libertário.

caro lagarto,

existem anarco capitalistas, embora sejam diferentes dos anarquistas (socialistas libertarios).

o libertarianismo, de que estamos aqui a falar, no fundo é a defesa ao maximo das liberdades individuais. agora o que divide a direita da esquerda, tal como os modelos mais tradicionais, é a forma como vemos esses ideais.

em comum, o internacionalismo, fim dos nacionalismos e fronteiras, abolição do estado, e livre organização dos individuos.

o Anarco-Capitalista é de direita e rejeita o fascismo, o proteccionismo e o nacionalismo barroco.
Desde a extrema-direita autoritária (fascismo) até à direita libertária (anarco-capitalismo) existem muitas direitas, e desde a extrema esquerda autoritária (Estalinismo) até à esquerda libertária (anarquismo) existem muitas esquerdas.

7:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eh eh eh...

não há nada mais bonito do que agitar as águas...

11:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só a propósito de quem diz que este país não presta e esta sociedade é uma m... Experimentem viver dois ou três meses no Senegal, no Cambodja ou Perú (sem ser na capital, isso não vale). Depois, quando regressarem, vão agradecer o facto de estarem num país que é o mais pobre da Europa. Antes na cauda da Europa do que na cabeça de África... (pronto, tá bem, digam lá que eu sou xenófobo...)

2:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bacorinho,

tenho bem a noção disso, mas não é com o "pior" dos outros que o nosso "mal" se resolve.


caro caorafeiro,

não quero ser chato, mas a conversa está a ser interessante e o que disseste suscita-me umas questões, que alias já as fiz a mim proprio.

"acho que tens a cabeça cheia de ideias feitas.
eu também, mas estou a fazer um esforço para as desconstruir."

talvez, admito que talvez tenha ideias feitas, no entanto e tal como tu ou outra pessoa, anseiam por uma sociedade diferente, só que de maneira diferente.

o modelo de sociedade que eu e muitos outros acreditam, segundo a sua forma de pensar e ver o mundo.

e daqui suscitaram e suscitam estas perguntas, pode parecer uma orgia de pós modernismo, mas:

afinal quem tem razão?

quais dos modelos que estão certos ou errados?

os de direita ou os de esquerda?

se a decisão que tu, eu e o pinto ribeiro tomamos, é coincidente com a forma de ver e pensar o mundo de cada um, da forma como olhando para as mesmas coisas e os mesmos ideais vemos coisas diferentes, em que ficamos?

os modelos serão iguais no fim?

o que eu quero dizer é que todos almejamos a liberdade, a justiça, a igualdade, a fraternidade, mas em planos distintos.

por isso existe apesar de tudo uma diferença ideologica.

esta é a forma como encaro esta questão.
mais uma vez, peço desculpa se estou a ser chato.
não quero que me confundam com o louçã. ;P

2:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

espero que seja posível retomar o debate, mas já disse esquerda e direita são apenas areia par os nossos olhos. são 2 faces da mesma moeda.

8:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home