quinta-feira, junho 30, 2005

Mitologia pessoal

Algumas das mitologias pessoais que temos ,e que se manifestam na criação de concepções, ideias , conceitos, opiniões, acerca dos outros , e de nós próprios são , muitas vezes, baseadas em coisas ou acontecimentos que vem do passado ou que nele aconteceram. Muitos anos mais tarde ,reanalisando o passado descobre-se sempre que muito do que se pensava , já naquela altura passada,não correspondia ao que era a realidade verdadeira ;quer vista sobre os "olhos actuais", quer vista sobre os "olhos passados".
Depois surge sempre a desilusão e o "bater em si próprio" autorecriminando-se:"mas como pude ser tão estupido? Então não se via logo?
O que sucede ,muitas vezes é o seguinte: estamos "agradecidos"ou a pessoas ou acontecimentos que ,na época, nos pareceram agradáveis e que ,nos defenderam ,momentaneamente,de algum perigo ou que nos fizeram sentir bem.
Passados anos,quando voltamos a contactar ou com as mesmas pessoas ,ou com os mesmos sentimentos e acontecimentos apenas desejamos voltar a sentir aquilo que já tinhamos sentido muitos anos atrás. Infelizmente ou felizmente,depende do ponto de vista,nada se repete,ou caso se repita traz ,a maior parte das vezes, um sabor amargo. Todo o acontecimento , pessoa ou coisa da qual antes tinhamos uma ideia , agora passamos a ter outra. Normalmente uma outra ideia pior e mais negativa. Vemos com outros olhos...
E,muitas vezes acontece perceber-se que algo que não funcionou no passado tinha razões válidas para isso. Só tivemos sorte por ser assim.
Portanto se já não encaixamos no "regime actual de gratidão", em relação a coisa,pessoa,ou acontecimento passado porque este, aos nossos olhos é já diferente e o passado já não se repete...porquê insistir em apoiar versões actuais recauchutadas ,clones de um passado que pareceu ou foi bom ,mas que ,na sua versão actual presente já não o é?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pedro, foi ha muito tempo,sim ,eu sei que tens muitos exemplos! Um cardeal da catolica apostolica, foi exilado,por têr comunicado um flagrante caso d'injustiça! Creio que se arrependeu de se têr deitado no châo..prostado para servir algo de irreal!

3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home