segunda-feira, setembro 05, 2005

EPUL

Vi ontem o debate na sic notícias entre os candidatos PP E PSD à câmara de Lisboa.
Já vi que o Carmona não é político, é um técnico que percebe muito de alguma áreas e de outras nem por isso, ou seja: tá fodido.
A CML é uma espécie de organização mafiosa onde só entram os filhos de quem já lá mora e cujo objectivo é proporcionar boa vida aos seus trabalhadores e de vez em quando fazer alguma coisa de útil pelo resto dos lisboetas. Nunca foi nem nunca será bem gerida pelo simples facto de os seus trabalhadores não o quererem, estes, estão mais interessados em roubar o mais que podem, ganhar algum em curruptelas fáceis do tipo dá cá 1000 euros para eu te passar o projectozinho para a frente da pilha e a usar a logística da CML em vários esquemas de trabalho paralelo depois das horas de expediente.
Mas havia uma empresa que em tempos funcionou mais ou menos bem, chamava-se (chama-se) EPUL, Empresa Publica de Urbanização de Lisboa. Esta empresa que agora ao qu eparace está falida por má gestão, encarregava-se de lutar quase sozinha comtra a desertificação de Lisboa. Sempre se fez pouca construção média e\ou baixa em Lisboa, as margens de lucro são mais baixas e vale mais a pena esperar nem que seja uns anos para vender o caro do que fazer barato e vender logo.
A EPUL combatia isso, sou testemunha de tal facto pois fui um dos bafejados pela sorte e pude comprar um apartamento T1 no meio de Lisboa por um valor 40% (quase 50%) abaixo do praticado na altura. E fiz isso sem esquemas ou vigarices, por sorteio presidido pelo na altura presidente da câmara, em 1998.
Tenho pena que se tenha desvirtuado este nobre objectivo e que a má gestão e ganância dos gestores camarários tenha liquidado a EPUL.
Nos últimos anos os preços das casas da EPUL dispararam e não há cão nem gato entre os quadros medios\superiores da CML que não tenha duplex em Lisboa à conta da EPUL, claro que todos em nome dos filhos, sobrinhos, do cão ou do gato. Claro que a maioria deles é depois vendida com mais valias a rondar os 100%, coitadinhos.
Eu por mim só tenho de agradecer à EPUL, pois foi graças a ela que tenho uma casa em Lisboa , que de outra maneira me seria impossível de adquirir, mas podia-se ter feito mais, A EPUL podia ser hoje um bom exemplo em vêz de ser um sorvedouro de dinheiro.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelo que o meu Amigo me conta, a EPUL era uma empresa pública honesta, num mar de corrupção. Como poderia resistir? Além disso era um mau exemplo para os "industriais" da Construção Civil.
julio reis

3:30 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

não seria honesta, honestos eram os seus objectivos de proporcionar habitação em lisboa a preços razoaveis e a malta jovem. no meu concurso , só podiam concorrer a essas casas pessoas com menos de 30 anos

6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dizem que hoje sustenta a "bola".
Biba a bola

1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home