segunda-feira, julho 25, 2005

A MINHA PERSPECTIVA SOBRE O BLOG

A minha ideia, quando me convidaram, era fazer uma crítica à sociedade em geral, expôr o ridículo, realçar a angústia em que vivem alguns, e a apatia em que vivem muitos.
Quanto à política tout curt, tenciono criticar na mesma medida, na medida em que o ridículo e o absurdo são a norma e não a excepção.
Também tenciono falar de coisas que não estão directamente ligadas à política, como foi o caso do post sobre as livrarias, em qua a minha iseia era realçar o facto de que para muitos a cultura não passa de um acto de consumismo, destinado a melhorar a percepção da própria imagem, de modo a corresponder ao estereótipo da pessoa culta.
Interessam-me todas as situações que podem resultar em constrangimentos à liberdade e autonomia de cada um, como os estereótipos que nos vendem, o discurso paternalista e catastrofista, o machismo encapotado, etc, etc, etc. Foi nesse sentido a minha posição no debate sobre a Educação Sexual, mesmo correndo o risco de parecer muito conservador, que não sou (prefiro dizer que sou prudente, embora a prudência como virtude tenha muitos limites). Foi também nesse sentido o meu post 'IT'S QUIZZ TIME', com citações retiradas de uma brochura paga pelo simpático contribuinte e que supostamente ensina as mulheres, esses seres inferiores que precisam de ser tutelados, que, NA POLÍTICA AS MULHERES SÃO CAPAZES, e em que os piores estereótipos que inferiorzam a mulher são utilizados para as ensinar ou seja, para as domesticar, mas no sentido do 'progresso', com conselhos sobre como controlar os nervos, e coisas assim.
Se formos mais um forum que um sítio em que cada um debita os seus textos, tanto melhor. é de interacção que eu preciso, senão bastava-me o meu caderninho preto.

Mesmo assim, mantenho a ideia de que isto é muito mais um gueto que um fórum.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

por todas as razões que enunciaste e outras ainda, é que a tua posição em relação a educação sexual devia mais aberta, mas isso é outra conversa.

sinceramente, seja isto um gueto, um forum ou apenas um local para cuspir veneno, pouco me importa. No fundo isto é multifacetado, e isso está patente, assim como as pessoas que o fazem e aqui comentam.

nem percebo porque razão as pessoas tem uma necessidade de catalogar tudo ou compartimentar as coisas.

8:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«O caminho faz-se caminhando»
(António Machado)

8:23 da tarde  
Blogger Palmira F. da Silva said...

Caro óscar:

E que tal juntar-se às er... cuspideiras?? :-)

E já agora, para um blog que faz hoje um mês :-) já tem uns dentitos de fora :-)

8:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

às cuspideiras? hummm

tá bem...

8:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home