sexta-feira, julho 15, 2005

Assinem esta petição!

É pouco, designar por «extinção» a morte repentina de um agrupamento em pleno vigor, com quarenta anos de história incomparável.

Sem dúvida uma das melhores companhias de dança moderna da Europa, senão do mundo, nunca teve paralelo no nosso país, e os seus bailarinos e projectos continuavam a crescer e a evoluir. Será que, numa conjuntura como a que vivemos hoje, podemos dar-nos ao luxo de perder tamanha jóia?

Será justo para com a memória de Calouste Gulbenkian desbaratar assim tão
valioso labor de quarenta anos?

Será civilização, cosmopolitanismo, modernidade, destruir o grande agrupamento de dança moderna de um país, sobretudo de um país como o nosso, tão faminto de referências e de uma vida cultural activa e regular?

Não é justo, excelentíssimos senhores. É, na nossa opinião, um crime cultural contra o país.

Temos noção de que o BG não é uma instituição pública. Sabemos que a Fundação Calouste Gulbenkian é soberana nesta decisão. Mas quarenta anos de vida - e que vida - tornaram o BG património nacional.

E o património nacional, manda a lei, a ética e o bom senso, deve ser defendido. Esta extinção não faz justiça ao Ballet Gulbenkian nem ao seu público. Não faz justiça a Portugal. Nem faz justiça à Fundação Calouste Gulbenkian, grande farol de um país ulturalmente tacteante. Pedimos, por isso, que reconsiderem a vossa decisão. Sob pena de ficarem para a história – da FCG e de Portugal – como os carrascos de um membro insubstituível do panorama artístico nacional.

Assinem e divulguem

6 Comments:

Blogger SATANUCHO said...

não gosto de ballet nem só um bocadinho!
mas assinei....
Tambem não gosto nada de touradas.... mas reconheço o seu direito à existencia, agora , o arroz de cabidela é que devia ser extinto!!!

9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ballet tradicional, pode ser um pouco aborrecido, mas em bailado pode ser bastante bonito.

Ó Satanucho, vou-te enviar uma marmita, com arroz de cabidela.
Vou á aldeia da minha avo, mandar fazer só para ti

7:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que fique claro que detesto essa coisa.

7:21 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

nem que fosse a ultima comida do mundo...

10:47 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

meuas amigos : há que ter valores , lutar por algo justo , ter um objectivo na vida , o de uns é ser ministro e telefonar ao pai , o meu é acabar com a cabidela...

10:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se for feita por mim, nunca mais comes cabidela na vida...

10:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home