quinta-feira, julho 14, 2005

Fátima Felgueiras volta em Outubro



Nada me move contra Fátima Felgueiras. Do ponto de vista pessoal tem características que facilmente inspiram simpatia. É mulher, tem presença agradável, é determinada e corajosa. Suspeito mesmo que foi uma autarca competente.

Mas seria uma enorme miopia ver nas acusações de que é alvo uma cabala ou um erro de investigação. A suspeita de que os crimes de que é arguida são frequentes em muitos municípios não atenua a gravidade dos factos nem a recomenda para o cargo.

Fátima Felgueiras promete voltar em Outubro, ao abrigo da imunidade que lhe confere a candidatura autárquica, mas espero que se limite a vir cumprimentar Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres e Valentim Loureiro, saudar Isabel Damasceno, em Leiria, e desejar felicidades a Alberto João Jardim.

Seria lamentável que reconquistasse a Câmara de Felgueiras. O PS fez bem em retirar-lhe a confiança política tal como o fez, em idênticas circunstâncias, Marques Mendes com uma coragem e atitude cívica exemplares. Até onde pôde.

Estas observações vêm a propósito da campanha, em tempos desencadeada, contra o monopólio dos partidos nas candidaturas autárquicas. A tímida cedência satisfez a comunicação social e os caciques e as candidaturas independentes puderam avançar.

Acham que o País ficou melhor servido? O caso da Madeira não devia servir de aviso?

As candidaturas que os partidos vetaram podem ganhar. Quem responsabilizaremos politicamente pelos desmandos e agravamento do caciquismo que estimulam? Não podemos julgar o eleitorado que preza mais o bairrismo do que a virtude dos edis, mais entusiasta do clube de futebol local do que da ética republicana.

A democracia, a transparência e o País ganharam com o fim do monopólio dos partidos?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

isto são RESQUICIOS (em letra grande pois não são poucos) de uma mentalidade paternalista e tribal.

quer os bairrismos, regionalismos e todas as outras coisas tem uma capacidade quase diabolica de transformar, por exemplo, um simples jogo numa causa espiritual, num ideal até.

por outro lado, este país é feito de pequenos "favores", seja no desporto, nas camaras, nos hospitais, nos empregos...

as pessoas falam de fado, futebol e fatima, no entanto esquecem a santa Cunha, padroeira dos favores e dos sacos azuis.

11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fatima Felgueiras corajosa!!!!!!!
Onde não vi nada, a primeira a fugir.....

1:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home