quinta-feira, abril 06, 2006

Sisters of Mercy

AS IRMÃS DA CARIDADE
ou,
The biggest barret of mylife...

Não, não é o Syd Barret, é um barrete mesmo, uma coisa tão má que nem os meus piores prenuncios previam, de tão má que foi. E estou a falar de quê? Do Barcelona-Benfica? Claro que não , olha quem....
Estou a falar (vomitar) sobre o concerto das irmãs da caridade, Sisters of Mercy .
Foi um verdadeiro Natal dos Hospitais do gótico.
O velho Eldritch, careca e com vergonha de o mostrar, encheu a sala de fumo, de maneira que até lá podia estar o avô dele que a malta (otários) aplaudia na mesma.
Esta banda sempre foi algo estranha, eis alguns factos que me saltaram à memória assim de repente:
A banda foi fundada por dois vaidosos, Eldritch e Wayne Hussey, este fartou-se da múmia e formou os Mission, mais do mesmo na verdade
The Sisters of Mercy nunca tiveram baterista, apenas uma caixa de ritmos a que Eldritch deu o pomposo nome de Dr. Avalalche, que curiosamente é o unico membro original das irmãs, juntamente com Andy Eldritch, claro.
Apenas editou 3 albums em 25 anos, até o Elvis apesar de morto fez melhor que isto.
Não editam nada de novo desde 1990, 16 anos portanto. Durante este tempo todo apenas fizeram uma coisa nova, uma versão ....deles mesmos: temple of love cantado a meias com a isrealita Ofra Haza (RIP) que até não estava nada mal. Devem ser das poucas bandas no mundo com mais discos de bestófes que de originais
O som estava mau , as luzes pareciam de discoteca de província, será quem ainda têm as mesmas luzes de à 20 anos atrás? Serei eu que estou velho ? Se calhar nem por isso, ou melhor, eu estou velho mas as irmãs da caridade estão muito pior e não têm vergonha na cara nem respeito pelos fãs.
Agora percebo porque algumas estrelas da musica recusam reunir as antigas bandas, não é por falta de vontade, é pelo apurado sentido do ridículo que possuem.
Andrew El Lixo é o Nel Monteiro do gótico, arrasta-se por feiras e romarias a contar a mesma anedota ao mesmo publico durante 20 anos seguidos, e nós parvos engolimos o sapo e dizemos que «foi giro» apenas porque o termo de comparação era uma noite em frente à tv a ver a novela ou o concurso imbecil.
Sejamos realistas, levámos um ganda barrete e só nos falta assumir isso plenamente (e ficarmos avisados para a próxima, sim , porque vai haver uma próxima, pode não ser amanhã nem depois mas ela virá... ó se virá...).
Existem bandas de tributo, tipo aquela que imita os Pink Floyd e que esteve em Lisboa em março dando um espetáculo agradável a quem o viu. Os Sisters of Mercy (com muita pena minha, é que eu gostava mesmo dos gajos) são hoje uma banda de tributo a si proprios, e ainda por cima má.
Sem chama, sem garra, com um guitarrista sofrivel e uma voz que não se percebia, a coisa foi tão má que o concerto já tinha começado e a malta à entrada da sala nem tinha dado por isso.
Tenho termo de comparação, é que vi estes gajos nesta mesma sala em 1992 (acho) e lembro-me de um bom concerto, com mais alma, melhores músicos e muito melhor som e principalmente podiamos beber cervejas na sala, agora nem fumar se pode, dasse....
Mas eu sabia disto tudo, andei uma semana a zurzir nos meus amigos que iam todos e eu a dizer que já tinha visto, e que ia ser um barrete e tal, mas kék querem? Fui ver o funeral do benfica, bebi uns canecos e como muito boa gente, perdi o descernimento e lá arranquei para o coliseu para dar 24 euricos para ver uma bela merda de concerto.
Ainda não sei se este foi o pior ou o segundo pior, é que Cocteau Twins aqui há uns anos também foi algo de execrável ( e se eu gosto de CT...).
No fim toda a gente estava com aquela sensação de que mais valia ter ficado em casa, não encontrei uma unica alminha que tivesse gostado, a unica coisa que ainda correu bem foi o barça ter ganho...
No sabado anterior tinha visto uma das carcaças do rock tuga, João Ribas e Tara Perdida a dar um concerto com muito mais tusa do que a mula gótica ( e muito mais barato também...)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ver o Benfica perder foi delirante.
Não gostaste de ir ver uma coisa que já sabias que não ias gostar, pois então foi o que estavas á espera... mas vale sempre pelo convivio, chato mesmo é gastar 24 euritos num concerto que não valeu nada, em vez de comer um big jantar.
O Rock tuga, bom mesmo.

9:52 da tarde  
Blogger Cláudia said...

Não conheço e pelos vistos não estou a perder nada!
Beijocas e tmb gostei da vitoria do Barça

10:26 da tarde  
Blogger Yashmeen said...

Totalmente de acordo. Vi-os no Coliseu do Porto em 2001 e fiquei com a mesmíssima sensação... e com os olhos a arder por causa do fumo.
Se o senhor cançonetista não gosta de góticos, vá mais vezes ao ginásio e dedique-se às boys band.

8:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home