sexta-feira, julho 01, 2005

Um debate sobre educação

Estou a ouvir um debate sobre educação na rtp. Para variar ; defeito meu concerteza, não se percebe nada deste debate. Noto , no entanto o seguinte: hoje ao que parece o estado decidiu deixar de pagar estágios remunerados a jovens aspirantes a professor. O representante dos sindicatos esboça apenas uma tenue resistencia e deixa rapidamente o assunto.
Antes a ministra disse umas banalidades acerca dos professores serem a alma do sistema... o sr.dos sindicatos replicou com outras banalidades...
É este sempre o velho problema dos sindicatos velhos de ideias que temos: para quê defender jovens aspirantes a professor se eles não estão ainda na profissão nem sindicalizados?
Ou seja , só defendem quem já é do clâ! Olhando isto sob o ponto de vista do " marketing e da conquista de novos mercados de associados" apenas é um erro crasso. Ou seja ,na origem, o representante dos sindicatos não quer,ou não sabe captar "novos clientes". Burro.
A ministra, que é uma suave mosquinha quase morta até agora tem monopolizado o debate e tem dado 10 a zero. É natural ... está a defrontar um morto vivo chamado Paulo sucena ... o representante do sindicato.
Agora, neste preciso momento 21:40, só para provar o que digo: é interpelado para dar a sua opinião e enreda-se logo em artigos e sub alineas de artigos... boring , boring ...e continua 21:43 a bater na tecla acerca das contagens de anos de serviço e das hipotéticas greves que aí virão ...... Ou seja apenas defende certos privilégios justos ou não.
É o que temos em portugal.
Agora temos o representante dos pais. A falar acerca de ética e componente lectiva. Além disso defende a autonomia das escolas - ou seja neo liberalismo estatal ,se é que isso existe. Defende uma coisa extraordinária:a autonomia completa da escola (ALARME) mas o estado é que devia dar meios para isso (TETA DA VACA) e depois no fim de tudo a escola seria avaliada(PORTUGAL UM PAIS DE RIGOR?????).... tá-se mesmo a ver...que isto iria funcionar....então não está?
Pergunto eu: quantos pais é que este senhor representará?
E o que temos em portugal.

3 Comments:

Blogger SATANUCHO said...

O paulo sucena ainda é o sindico ??
porra esse gaijo é do tempo do cunhal...

não pagar o estagio .....qualquer dia vamos buscar prof a espanha

o representante dos pais devia era comer um saco cheio de pimentas , os pais são os principais responsaveis pela estupidez dos alunos .a mim foram os meus pais que me ensinaram a gostar da escola e a aprender coisas novas .
os pais hoje passaram a bola ás escolas de uma maneira irresponsavel , exigindo a estas que aculmulem o papel de escolas com o de ...pais . e isto não pode dar nada de bom

11:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

em todos os ministérios há estagiários a serem explorados de borla, já para não falar da comunicação social, dos gabinetes de arquitetura, etc,etc,etc. deviam organizar um sindicato de estagiários e por o pessoal a fazer greve. garanto-vos que o país parava.
na faculdade onde me licenciei (é no que dá a massificação do superior, até já dão canudos a cães rafeiros) todos os cursos têm estágio obrigatório (sem remuneração, claro). estagiei no MNE (onde pude observar tias falsas e verdadeiras-esta é para o satanucho) e posso garantir-vos que eles não passam sem escravos, perdão, estagiários(naturalmente, não me apresentei como cãorafeiro, mas sim como cocker spaniel, é como se costuma dizer, em roma sê romano). e ainda há quem diga mal da eslováquia. pelo menos lá pagam-lhes para emigrar.

6:03 da tarde  
Blogger SATANUCHO said...

devo acrescentar que o meu vasto conhecimento do universo tiesco provem do facto de ser de....cascais, que como tada a gentesabe é parque nacional de tias e onde a especie é protegida

2:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home