segunda-feira, agosto 15, 2005

O NEOLIBERALISMO ECONÓMICO INCONSCIENTE DISFARÇADO DE REDUÇAO DE CUSTOS...

O meu amigo armando, de quem já falei aqui http://porcolatino.blogspot.com/2005/06/quem-que-isto-aproveita-2.html, teve a amabilidade de me contar o que se passou com ele há cerca de um mês e meio, no centro de saude da damaia. O meu amigo e a mulher tinham tido 8 meses antes uma criança. Naturalmente, a criança tem que ir a consultas, vacinas, colóquios sobre kirkegaard, etc.
Explicou-me o meu amigo armando que , ao que parece, quando quis saber qual era a situação relativa à vacina da meningite,(porque a doença está, nos ultimos tempos a afectar recém nascidos mais do que seria de esperar) foi graciosamente informado que existiam disponiveis, vacinas para a meningite pela módica e económica quantia de 100 euros.
A vacina teria que ser dada em 3 partes = 300 euros, mais ou menos. Foi informado que o estado português , essa entidade quase mítica, não comparticipava esta vacina.
Como é óbvio sou forçado a dizer que o preço de uma criança récem nascida para os defensores do liberalismo económico parece ser de 300 euros. Desde que os pais possam e queiram pagar.Se não quiserem ou não puderem pagar morre criança...
Se existe coisa que deve ser paga pelo estado são vacinas. Em portugal parece que não é bem assim.
Mas nem tudo são más noticias: provavelmente o preço da vacina até terá tendência a aumentar nos próximos anos devido ao crescente aumento da procura.
Dessa forma, um bom neo liberal até dirá que a economia de mercado está a funcionar em todo o seu esplendor e que por via desse mesmo ajuste de mercado até o preço tabelado por criança que se vê efectivado em vacinas para a meningite tenderá a subir, quiça para 400 ou 500 euros ou mesmo até aos 1000 euros.
O problema das crianças récem nascidas é mesmo este: valem pouco dado que não trabalham, nem pagam impostos logo, pode - se jogar à roleta russa com elas.
Com a minha habitual amargura exclamo: portugal , um país pequenino que só dá vontade de emigrar para bem longe...
Vamos todos fugir daqui em grupo?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bora lá...eu alinho mas isso já sabes...descobri neptunine mas aceito outros paraísos...
É vergonhoso, de facto, o meu Tomás, hoje com 6 anitos temas vacinas pagas pela mãe. E estamos a falar de uma criança que já vai entrar em idade escolar e tem uma doença terrível e que poucos conhecem (fibrose quística), mas que ocasiona descompensações a nível respiratório e gastro-intestinal...caso para dizer: Mas que país da treta. Mudar políticas de saúde é já a seguir...

12:34 da tarde  
Blogger cãorafeiro said...

no centro de saúde de alvalade, lisboa, que é o meu centro de saúde, está um cartaz a avisar os pais de que o pediatra SÓ ATENDE CRIANÇAS ATÉ 1 MÊS DE IDADE. sim, leram bem, a partir de 1 mês, é o «médico de família» que atende as crianças. isto para quem tem médico de família, o que está longe de ser o caso da muitos dos utentes do centro. quando lá for, aproveito o meu telemóvel burguês de 3ª geração e tiro uma foto para postar aqui no blog.

3:43 da tarde  
Blogger cãorafeiro said...

quanto a emigrar, também já pensei nisso, que tal a republika srpska, ou em alternativa a chechénia?

também estão mal, mas pelo menos podiamos alimentar a nossa auto-estima patriótica, tipo, «epá, aquilo afinal não era assim tão mau...»

3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol...voto na chechénia...ainda gostava de sentir isso...

5:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home