UM ARTISTA CHICO-ESPERTO
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=261531 - Em portugal é assim:trabalhamos para o estado, não damos o exemplo nós próprios despedindo-nos do estado onde trabalhamos e indo para o fantástico sector privado onde seremos os melhores e os maiores. NÃO; é mais facil escrever artigos encomendados no jornal de negócios onde defendemos a privatização de universidades;e ,esquecemos, convenientemente,que em portugal já existem universidades privadas, aquelas que iriam, quando surgiram, trazer competitividade ao sistema e melhorar a qualidade de ensino em portugal. 20 anos depois vê-se isso em todo o seu esplendor(ironia). Ou seja, não se vê isso. Importa,portanto, fazer a pergunta: se as universidades privadas eram, teoricamente as melhores, porque é que não existe um êxodo massivo de alunos das universidades do estado a quererem sair de lá e a fazerem filas nas universidades privadas portuguesas?
Suspeito que a resposta seja porque as universidades privadas portuguesas são uma grande merda. È, uma merda cara.
Excepto a U.Católica, mas essa não paga impostos(ou paga ,residualmente) e além disso tem um orçamento que lhe permite distorcer o mercado, quer ao nivel da capacidade de contratar professores,quer ao nivel de possuir um valor simbólico ,que lhe advém precisamente dessas condicções de excepção. Que, em ultima análise, lhe permite estar na linha de partida, colocada bem mais à frente, do que os restantes. Quem ler o artigo citado em cima verificará que nada é dito acerca disto...
2 Comments:
no ensino superior andam todos em pânico com a conjugação entre os possíveis efeitos da introdução do processo de bolonha com o decréscimo demográfico.
além disso, como a economia portuguesa já não tem para onde se expandir ao nível do consumo interno, e como ninguém está para assumir riscos quanto à internacionalização da economia, resta o ataque aos sectores públicos, como a educação e a saúde. em nome da liberdade de escolha dos cidadãos e da eficiência na gestão dos meios, claro, é sempre tudo a bem dos cidadãos. mas externalizando para o estado todos os custos!
por mim, podiam ser já os primeiros a cair ao mar
Enviar um comentário
<< Home