sexta-feira, julho 15, 2005

ELEMENTAR.

Respondendo às declarações da ministra de educação um professor da universidade de évora, augusto franco oliveira, escreveu hoje no ( tinha que ser... ) Público que a senhora cometeu erro grave de apreciação. assim, ficamos esclarecidos: em portugal não há professores a mais. há é alunos a menos. assim não, senhora ministra, sejamos sérios. obrigado, senhor professor.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

é verdade, ainda no outro dia fiquei chocado e por um lado nada espantado com a desistencia escolar.

11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Oscar nâo quéro sêr aborrecido,mas o fenonimo é mundial para a juventude, o amanha para a juventude,nâo lhes diz nada!Se nâo for para uns preveligiados,o résto vai errar sem futuro!Acabei agora mesmo de ler, que um grupo de economistas Americanos preveem um amanha negro:6-7 anos? As religiôes sabem como sabem que Bush utelisa os mesmos métodos que Hitler

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a sociedade tem a juventude que merece, assim como o povo os seus lideres (dirigentes).

o que me irrita é o desinteresse, a pasmaceira, a preguiça mental, o aumento da violencia e delinquencia juvenis em todo o lado.
as pessoas agarrarem-se a causas sem nexo, em puros actos de estupidez.
a mentalidade de rebanho (sempre que alguem dentro de um movimento pensa de forma diferente, já se instala uma crise medonha), a mentalidade de castigo e recompensa.

e eu pergunto, como se pode ser livre assim?

como resposta, os moralistas remetem para uma mentalidade puramente economicista e outros (minoria, por enquanto) intelectualizam o odio.

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oscar, é ela mesmo a sociedade que nâo soube organisar os movimentos d'interese para os jovens; abandonous.. o prêço vai ser terrevil, a menos que sejas um cégo, é que nâo vêz! Nâo procures uma saida..

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ÓSCAR:

«a sociedade tem a juventude que merece, assim como o povo os seus lideres»

não é assim, a juventude é que não tem a sociedade que merecia. porque a sociedade já cá estava antes dos jovens nascerem!

a juventude está na merda mais completa, os que não andam alienados, vivem angustiados, porque não têm quaisquer perspectivas de um futuro decente.

são tratados como uns anormais desde a mais tenra infância, e depois querem que de repente, quando chegam à maioridade, sejam muito maduros!

não admira que se embebedem com shots em 15 minutos, para ser mais rápido.

faço parte da 1ª geração concebida depois de 25 de abril de 1974. não sei se sabe, mas 1975 foi o ano em que mais crianças nasceram em portugal, de sempre.


da minha parte, estou profunadmente agradecido aos jovens que quando tinham a minha idade fizeram o 25 de abril, para depois se instalarem bem instalados e passarem o resto das suas vidas a tratar de lixar a vida às gerações que vieram depois.

os únicos que ainda se safaram, foram aqueles que tinham 10-15 anos nessa altura. daí para baixo, fomos todos triturados.

não admira que haja alunos a menos: só quem é doido ou está muito bem instalado na vida é que se arrisca a por no mundo mais criancinhas.

depois queixam-se do decréscimo demográfico, dando azo a discursos machistas e paternalistas, sobre como as mulheres não estão para fazer sacrifícios, e de como deviam era ir para casa a bem da nação, como dizia a propaganda eleitoral do partido da nova democracia.

é preciso ter lata, coitadinhos dos professores, não têm meninos suficientes a quem ensinar...

8:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

claro que não é possível sermos livres assim,

a nossa liberdade consiste em decidir se nos embebedamos nas docas ou se nos embebedamos na expo.

quanto ao resto, é comer e calar.

8:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

atenção que são coisas completamente diferentes.

como dizia jack o estripador, vamos por partes.

"não é assim, a juventude é que não tem a sociedade que merecia. porque a sociedade já cá estava antes dos jovens nascerem!"

isso eu sei.
a juventude é o produto da sociedade em que se insere, e foi o que eu afirmei. se se queixarem da juventude, vejam o que fizeram mal e corrijam, de preferencia.

o problema aqui não é a falta de crianças, o mundo está cheio de crianças com fome tanto de comida como de saber.

o problema está na desistencia escolar, que aqui atinge proporções dramaticas.
e o desinteresse.

para alem de que são necessários mais professores, turmas com 20 ou 30 alunos não é nada.
pode ser um pormenor, mas tem toda a diferença, a diferença entre ser tratado como gado e ser tratado como um individuo.

não passei pelo 25 de abril, sou um jovem adulto (21 anos), mas tenho pessoas que, felizmente, partilham um amor louco pela liberdade e nunca me impuseram nada, apenas me ensinaram a questionar.

9:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sabia que éra com jovens que trocava as ideias! Mas como um jovem cheio de vontade de demonstrar a suas qualidades é qualificado d'inutil?Como uma sociedade pode respeitar um jovem que deseja demonstrar novas técnicas, se existe alguem pelas costas que o impede ,so porque é jovem.Oscar Pinto, e meu Pitou(caorafeiro)nâo percam os vossos idiais, a luta é terrevil eu sei , mas vos ireis vencêr. Podem estar cértos.Um abraço

10:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home