LIVE TRETA OU G8 TRETA...
Há muitos anos atrás quando eu era muito jovem e tinha muitas ilusões acerca do mundo e das pessoas, li um artigo de jornal, creio que no público quando este era um jornal à sério acerca de J.F.Kennedy.Entre muitas coisas neste artigo de fundo, vinha lá descrito o seguinte conceito; a admnistração kennedy ao entrar em funções tinha "jurado" aplicar um programa de erradicação de pobreza ,baseado na seguinte premissa: não era possivel que, sendo a América o país mais rico do mundo ,a grande distancia de todos os outros (anos 60) existissem pobres.
Um bom principio, acrescente-se. Logo, a admnistração tentou, por todos os meios, mobilizar toda as forças vivas da sociedade americana, mais ricos inclusivé; os artistas, enfim toda a gente.
Por razões que não interessam agora aqui tentar explicar o programa de erradicação de pobreza falhou.
Em anos subsequentes novas admnistrações tentaram retomar este tipo de programas, mas o entusiamo inicial da primeira admnistração J.F.K já não estava lá.
È, assim se mantiveram e aumentaram as bolsas de pobreza no EUA.
Actualmente temos o LIVE TRETA . O fenômeno repete-se quando comparado com o primeiro LIVE AID de 1985.
Mas porque será que as pessoas nem sequer pensam no seguinte;então não existiu o primeiro LIVE AID e a pobreza em Africa, longe de estar erradicada, ainda aumentou? Bem como guerras e regimes semi-democráticos para ser simpático?
Seria de esperar, lógicamente, que tendo existido um primeiro LIVE AID as coisas ,por via desse primeiro esforço, tivessem mudado substancialmente. Mas não.
Nem irão mudar com o segundo LIVE AID agora transmutado em LIVE TRETA.
Apenas serve para artistas ,oportunísticamente, criarem novas carreiras ou manterem no topo as carreiras existentes; è, de forma hipócrita, enquanto pessoas, o julgarem que, por entrarem num palco durante 20 minutos, isso irá fazer alguma diferença em relação a africa ou ao que quer que seja.
Pelo meio ouvem-se teorias, segundo as quais a europa?? deverá abrir mercados e perdoar dividas externas de paises africanos. As teorias que dizem para os africanos se auto deixarem de tratar como crianças infantilizadas que só fazem asneiras e suportam ou deixam suportar regimes corruptos e ditaduras não são mencionadas.
Mas a pergunta subsiste?
Tirando os próprios artistas que actuam no LIVE TRETA e a gigantesca parafrenália de marketing e ilusão que os segue, alguém tem dúvidas que daqui a 10 anos africa estará pior do que hoje?
6 Comments:
será racista dizer que aqueles gajos não se sabem governar???
De todas as ajudas que se reunem na europa nem um decimo chega aos necessitados, vai tudo para os chulos dos governantes , e os «dadores» sabem disto perfeitamente .
Então vêem pedir para a fome de angola?? e o petroleo e os diamantes ?? p que os pariu
Pedro e Satanucho,nâo existe.Vontade que mude en Africa,como esta,como esteve, e como vai ficar,muitos séculos depois d'trocarmos éstas linhas!Os dois anos vevidos la,foi simples para compreemder a magua dêsse povo. Tudo estâo a despolialos de tudo,mas o que é que tem a perder?Nos,so por causa d'um pouco de vinho gritamos a guerra,vê quando te roubam tudo ao nome,de quê? Inacraditavel..um buraco foi feito a volta d'uma cabana,so deixaram uma pequena colina com a mesma espesura da dita.Filmei,para têr a certêsa, que éra verdade,florestas,que vôçês so vâo poder vêr em filmes,devastadas,sem vergonha para as sociedades futuras.O pobre Alemâo que nâo queria sêr espoliado para construirem a refinaria em Sines, encontraram-no morto na miséria.O Pedro com éssa da Damaia, e o amigo do Durâo, que casos identicos ,mas com feixos diferentes diferentes
desculpa lá mas eu acho este live8 uma das coisas mais impottantes do século XXI
A fome que se lixe , os pink floyd juntos é que foi dose , só faltava lá o syd barret .
só o cerebro ... mas esse já morreu à 40anos , mas o animal humano achoque continua vivo, alucinadito mas vivo
http://www.protons.com.br/megazine/BFsydbarret.html
Hoje em dia, Syd (ou melhor Roger) está com 56 anos, vive (ao contrário do que muitos pensam, ele não morreu) sozinho na casa que era de sua falecida mãe, gosta de pintar telas e assistir tv, e de vez em quando ler um livro. É avesso a multidões e não é um homem de muitas palavras, apesar de falar sozinho num dialeto que só ele entende. Não toca mais música e não gosta de pensar no passado, por isso os eventuais fãs que tentam visitá-lo, levam a porta na cara, mesmo assim alguns ainda são educadamente convidados para entrar; depende do humor do tio Syd. Devido ao tamanho culto que a figura de Syd Barrett causa, recentemente foi lançado o disco "Wouldn´t you miss me?", coletânea com as faixas mais significativas dos seus discos solo.
live8: versão século XXI do white men's burden
Enviar um comentário
<< Home